21 dezembro, 2011

TREMAYNE, Sydney (Ex-sargento A. R. Cooper) - DOZE ANOS NA LEGIÃO ESTRANGEIRA. Tradução de Frederico de Carvalho. 3ª edição, revista. Lisboa, Livraria Clássica Editora, 1960. In-8º (19cm) de 330, [2] p. ; B. Colecção Viagens e Aventuras, 7
"Resolvi-me a escrever este livro porque até hoje ninguém falou da Legião Estrangeira com verdade e sinceridade. [...] Estou convencido que se tem uma falsa ideia da Legião, da sua razão de ser, da vida que se passa nas suas fileiras e da maneira como são tratados os legionários. [...] Escrevi este livro, depois de servir doze anos na Legião. Quando me alistei, pela primeira vez, tinha quinze anos e meio. Fui, sucessivamente, soldado de 1ª classe, cabo e sargento. Passei quinze meses na Companhia Disciplinar. Confesso que me dou por feliz por lá ter estado, porque se sai dali completamente transformado; antes disso era um rebelde incorrigível. Finalmente, pertenci ao serviço secreto da Legião. Conservo a minha caderneta militar, que menciona a minha folha de serviços, as minhas campanhas, os combates em que tomei parte, os meus ferimentos, as minhas condecorações e os meus castigos. Não há coisa alguma na Legião que eu ignore, e nada há, igualmente, que eu não possa dizer. Falarei do que é bom e do que é mau, do lado cómico e do lado trágico da vida que lá se leva..." (excerto do prefácio do autor)
Bom exemplar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário