30 dezembro, 2011

LISBOA, Frei Cristóvão de - HISTÓRIA DOS ANIMAIS E ÁRVORES DO MARANHÃO. Estudo e notas do Dr. Jaime Walter ; prefácio de Alberto Iria. Lisboa, Publicação do Arquivo Histórico Ultramarino e Centro de Estudos Históricos Ultramarinos, 1967. In-fólio (31cm) de XII, 158, [186] p. ; il. ; B.
Exemplar valorizado com extensa dedicatória autógrafa do prefaciador ao "Dr. Clemente Rogeiro, eminente Director Geral de Informação, no dia da posse deste seu alto cargo...".
Tabuada: Prefácio; I - Explicação; II - Estudo; III - Leituras e comentários; IV - Reprodução fac-similada do códice; V - Índice dos peixes do Maranhão e do Pará, plantas, árvores e pássaros.
"Na secção de «Reservados» da biblioteca do Arquivo Histórico Ultramarino existe um códice que mede 0,30 cm X 0,22 cm, com encadernação inteira de pergaminho grosso, já amarelo-carregado, tendo na lombada, em caracteres do século XVII, escritos com tinta castanho-escura, a indicação Animaes do Maranhão. Contém esse livro cento e noventa e oito folhas de papel, todas em bom estado, com uma marca de água que não conseguimos identificar. A folha do frontispício dá-nos a indicação de se tratar da História dos animaes, e arvores do/Maranhão/Pelo muito Reverendo Padre Fr. Chris-/tovão de Lisboa Calificador do Santo/Officio, e fundador da Custodia do/Maranhão da Recolecção de/Santo António de/Lisboa. Anno... não indicando, como se verifica, além da palavra ano, a data em que foi escrita ou se fizera a sua compilação. As três primeiras folhas, a seguir, sem numeração, são ocupadas por um índice alfabético dos nomes das espécies contidas no códice. As cento e sessenta e quatro folhas seguintes, todas numeradas, contêm desenhos variados, feitos a lápis e cobertos a tinta, com um ou outro esboço ainda a lápis, apresentando-se em branco as fols. 29, 30, 31, 61 e 70, e havendo vestígios de ter sido arrancada a fol. 35. As trinta folhas restantes são as que contêm um texto escrito, relacionado com as espécies desenhadas, estando igualmente em branco a fol. 171." (excerto do estudo)
Frei Cristóvão de Lisboa (1583-1652) foi um missionário português. "Escreveu A História dos Animais e Árvores do Maranhão, presumivelmente, entre 1624 e 1627, mas foi impressa apenas em 1967. Frei Cristóvão soube, durante o seu trabalho de evangelização, captar e valorizar informações sobre os habitantes e a natureza maranhenses. Realçe na obra, para os desenhos e a acuidade da caracterização descritiva e dos comentários feitos pelo franciscano português. A interpretação sonora e a transcrição do nome pelo qual era conhecida a espécie pelos habitantes locais, bem como a citação do modo de tratar e usar como alimento as suas sementes, como feitos por Frei Cristóvão, trazem à tona uma pequena fracção do saber sobre a natureza que as populações autóctones detinham antes da chegada dos europeus ao território brasileiro e de como este conhecimento pode ser captado e valorizado."
Exemplar brochado com as capas plastificadas reproduzindo a encadernação original inteira de pergaminho.
Excelente exemplar.
Invulgar, com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário