24 dezembro, 2011

SANTOS, Manuel dos (Bandarilheiro) - ELE AÍ ESTÁ!... : Memórias do antigo toureiro e director de corridas. Prefácio, notas e arranjo de Belo Redondo. Posfácio de «Pepe Luiz». Lisboa, Emprêsa Nacional de Publicidade, 1946. In-8º (20,5cm) de 181, [3] p. ; il. ; B.
Capa de Calderon Dinis.
Contém ilustrações extra texto.
"Esta obra não é título de candidatura à Academia. Manuel dos Santos não quer competir, com os literatos portugueses e deseja apenas que o seu livro de memórias seja lido com simpatia, documento de um homem e de uma época para a indulgência dos amigos e dos admiradores. Este dobrar de saudades é o seu derradeiro adeus. Isso se perceberá aqui e além, onde um travo de amargura esmaltar este amargo conciliábulo do artista com a sua sombra, na evocação da juventude e glória. Manuel dos Santos escolheu para título do seu livro o grito triunfal que, à força de repetido, se tornou famoso, com que, à saída do touril, acolhia o inimigo: - «Ele aí está!»."
(excerto do prefácio)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação; apresenta falha de papel no topo da lombada e ausência da capa posterior.
Invulgar e muito apreciado.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário