05 dezembro, 2011

SARAIVA, José da Cunha - A BAIXELA GERMAIN : Subsídios para a sua história. Lisboa, Bertrand (Irmãos), Ltd.a, 1934. In-4º (27,5cm) de 107, [1] p. ; il. B. 
Tiragem de cento e cinquenta exemplares (Nº 78) assinados pelo autor.
Ilustrado em extratexto.
Valorizado pela dedicatória autógrafa do autor "a Sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca Dom Manuel Gonçalves Cerejeira".
História da famosa baixela Germain, encomendada por D. José I em 1757 para substituir a anterior - também saída das oficinas do mesmo ourives -, perdida no terramoto de 1755.
"MONTANHA de prata màgicamente lavrada, é o título que melhor caberia à célebre BAIXELA GERMAIN, precioso legado da Côrte Portuguesa à Nação. Ela é, sem dúvida, uma das maiores preciosidades que tem prendido, nos últimos tempos, a atenção, não só dos estudiosos, como do público, quer pelo seu grandioso conjunto artístico, quer pela raridade de peças dêste género, saídas das oficinas dos insignes artistas que formaram a dinastia dos Germain no domínio da ourivesaria. Orgulhavam-se os monarcas portugueses da posse de uma tal maravilha e, ao utilizarem-se dela, faziam-no com os mais develados cuidados." (excerto da primeira parte da obra)
Matérias: I - «O estado da questão»; II - «A encomenda»; III - «Pagamento e entrega de diferentes peças»; IV - «Valor da Baixela em moeda portuguesa»; V - «Encomenda de outros objectos e sua entrega»; VI - «A questão da quebra do ourives Germain. - apreciações sobre o procedimento do agente em Lisboa Luis Beaumont»; VII - «Vicessitudes por que tem passado a Baixela; nota aos documentos; documentos».
Exemplar brochado com as capas plastificadas, impresso em papel encorpado; assinatura de posse no anterrosto.
Bom estado de conservação.
Invulgar.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário