30 setembro, 2011

OCEANOS - VIEIRA: 1697-1997. Director Manuel Hespanha. Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1997. In-fólio (37,5cm) de 254, [2] p. ; mto il. ; B. Revista Oceanos, Números 30/31 - Abril/Setembro 1997.
Colaboraram neste número: Pe. António Vaz Pinto, s.j.; Arnaldo do Espírito Santo; Charlotte de Castelnau-L'Éstoile; Frits Smulders; Jorge Couto; José Fernandes Pereira; Luís de Moura Sobral; Luisa Trias Folch; Magno Vilela; Manuel Filipe Canaveira; Maria Lucília Gonçalves Pires; Pedro Cardim; Rui Carita; Sylvia Menezes de Athayde; Teresa Amado; Vítor Serrão.
Matérias: A imagem de Deus na obra e acção do Padre António Vieira; O protótipo do Missionário em textos de Vieira; Uma questão de igualdade... António Vieira e a escravidão negra na Bahia do século XVII; Salvar-se, salvando os outros: o Padre António Vieira, missionário no Maranhão, 1652-1661; O Padre António Vieira e os colégios das Ilhas; A obra do Padre António Vieira em Espanha; A parénese do Princeps Perfectus na oratória vieiriana; Vieira e o domínio neerlandês na cidade do Salvados da Bahia, 1624-1625; Entre Paris e Amesterdão. António Vieira, legado de D. João IV no Norte da Europa 1646-1648; Apresentação da Clavis Prophetarum; Palavras antigas e modernas; universalismo intelectual de António Vieira; O pensamento artístico de Vieira; A linguagem da pintura portuguesa proto-barroca e a arte da parenética  na obra do Padre António Vieira; Pintura e composição de lugar: um ciclo jesuítico na Bahia do Padre António Vieira; Vieira e a Bahia do seu tempo.
Excelente exemplar.
Muito apreciado, de grande interesse histórico e biográfico.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário