01 setembro, 2011

A LENDA DO REI RODRIGO : [Texto de] «CRÓNICA GERAL DE ESPANHA DE 1344». Introdução, Notas e Glossário de Luís Filipe Lindley Cintra. Lisboa, Editorial Verbo, [1964]. In-8º (19cm) de 93 p. ; B. Col. Textos Clássicos, 3
Com uma reprodução a p.b. de folha iluminada do Manuscrito da Academia  das Ciências de Lisboa (séc. XV), da Crónica Geral de Espanha de 1344 no verso do anterrosto.
"Luís Filipe Lindley Cintra (1925-1991) é uma das figuras principais da Linguística portuguesa. [...] Começou pelo estudo da literatura, numa altura em que ela abarcava ainda, em Portugal, o estudo da língua, merecedora de atenção científica apenas enquanto língua de escritores ou repositório de arcaísmos e regionalismos. Dedicou, assim, a tese de licenciatura à versificação de António Nobre e a tese de doutoramento ao que se supunha ser a versão portuguesa da Crónica Geral de Espanha de Afonso X, o Sábio, e que, como demonstrou, era uma crónica originariamente portuguesa, atribuída ao Conde D. Pedro de Barcelos e ocupando um lugar importante no quadro da historiografia peninsular." (cvc.instituto-camoes.pt)
Bom exemplar.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário