09 setembro, 2011

FIGUEIRA, Francisco Correia - IATES DE PORTUGAL : 1850-1915. Lisboa, Inapa, [2000]. In-fólio (32,5cm) de [8], 103 p. ; mto il. ; E. Col. Símbolos Portugueses.
Belíssima edição de grandes esmero e apuro gráfico, impressa em papel de qualidade superior, e profusamente ilustrada com fotos a p.b. de soberbos barcos de recreio.
Matérias: Caíques, cúteres e ioles; Palhabotes, Iates reais. Inclui pequeno glossário de marinharia.
"Desde meados do século XIX surgem barcos de recreio, mas seria apenas na viragem do século que um número mais significativo de iates passaria a navegar com pavilhão português. No entanto, anos mais tarde, o Regicídio, a queda na Monarquia e a Primeira Guerra Mundial provocaram num curto espaço de tempo um importante decréscimo desse número, levando ao desaparecimento de magníficos barcos que em cruzeiro ou competição percorriam a nossa costa. É uma época de pouco mais de meio século, que esta obra procura ilustrar através de verdadeiros iates clássicos há muito desaparecidos." (do prefácio do autor)
Encadernação original do editor em tela azul, com o título em baixo relevo no front, protegida por sobrecapa a três cores.
Excelente exemplar.
Esgotado, muito apreciado.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário