20 setembro, 2011

FIGUEIREDO, Jozé Anastasio de - SYNOPSIS CHRONOLOGICA : de Subsidios ainda os mais raros para a Historia e Estudo Critico da Legislação Portugueza : mandada publicar pela Academia Real das Sciencias de Lisboa e ordenada por..., Correspondente do Numero da mesma Academia. Tomo I [e II]. Desde 1143 Até 1549 [e Desde 1550 Até 1603]. Lisboa, Na Officina da Mesma Academia. Anno M. D CC. X C [1790]. 2 vol. in-8º (20,5cm) de IX, 412, [4] p. e [4], 371, [8] p. ; E. 
1ª [e única] edição em 2 vol., únicos publicados.
Determina a Academia, que a Synopsis Chronologica... , que lhe tem apresentado o seu Correspondente do Numero José Anastasio de Figueiredo, e que os Socios a quem foi commettido o seu exame, julgárão mui util para os progressos deste importante ramos da Litteratura Nacional, se imprima á custa da Academia, e debaixo do seu privilegio.” (José Corrêa da Serra, Artigo extrahido das Actas da Academia Real das Sciencias, Da Sessão de 22 de Maio de 1790.)
“Por esta Synopsis Chronologica pois se verá mais fácil, clara, e exactamente d’onde, e como as nossas Compilações e Collecções se formárão; e como cada huma dellas, e das Leis, que entre nós houve, forão posteriormente derogadas, ampliadas ou modificadas: apontando-se as suas datas; quando forão publicadas na Chancellaria; e alguns dos lugares, em que se achão, e onde se poderáõ consultar no caso de necessidade, que pela maior parte se suppre, lembrando o que há digno de notar. E tudo sem o trabalho cruel e quasi invencível, que para adquirir qualquer pequena parte destes conhecimentos, se torna aliàs indispensável soffrer , e muitas vezes sem fructo.” (da Introducção do autor)
Encadernações coevas inteiras de carneira com título em casa fechada e motivos ornamentais a ouro na lombada.
Exemplares em bom estado geral de conservação, apresentam no entanto alguns defeitos: falhas de pele na lombada do tomo I e no pé da pasta do tomo II; vestígios de humidade nas primeiras páginas dos dois tomos, sem contudo afectarem o texto; assinatura de posse riscada no frontispício dos dois tomos.
Muito invulgar, de grande interesse bibliográfico.
110€

Sem comentários:

Enviar um comentário