24 setembro, 2011

LUZ SORIANO, Simão José da - REVELAÇÕES DA MINHA VIDA E MEMORIAS DE ALGUNS FACTOS, E HOMENS MEUS CONTEMPORANEOS. Por... Bacharel formado em Medicina pela Universidade de Coimbra, etc. Lisboa, Typographia Universal, 1860. In-8.º (22,5cm) de [2], 779, [5] p. ; E.
1.ª edição.
Rara edição original, publicada pela primeira vez em 1860, numa tiragem de apenas 400 exemplares, a que Luz Soriano, de acordo com Inocêncio, terá retirado 140 para ofertar aos seus amigos.
Com um retrato do autor litografado em separado.
Livro muito valorizado pela dedicatória manuscrita do autor a Francisco Joaquim da Costa e Silva.
Simão José da Luz Soriano (1805-1891), bacharel formado em Medicina pela Universidade de Coimbra, oficial-mor graduado no Ministério da Marinha, chefe da secção de marinha, deputado, escritor, historiador e jornalista, etc. [...] Em 1832, tomou parte na expedição liberal que veio desembarcar nas praias do Mindelo. Seguiu-se o cerco do Porto, em que Luz Soriano, como artilheiro académico, praticou actos de bravura, requereu com insistência que o colocassem na guarnição da Serra do Pilar, e o seu procedimento tornou-se tão notável que mereceu ser classificado com distinção pelo tenente general visconde da Serra do Pilar, José António da Silva Torres Ponce de Leão, como atesta o respectivo e honroso documento. [...] Luz Soriano deixou vasta bibliografia histórica em que avultam as obras sobre o liberalismo português, as quais, mais pelo acervo de material que reúnem do que pelo seu valor científico, são fonte indispensável para o estudo da época."
(Fonte: www.arqnet.pt)
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada, que ostenta selo de biblioteca.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e biográfico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário