23 setembro, 2011

CHAGAS, João & COELHO, Ex-Tenente - HISTORIA DA REVOLTA DO PORTO DE 31 DE JANEIRO DE 1891 (Depoimento de Dois Cumplices). Lisboa, Empreza Democratica de Portugal, 1901. In-8º grd. (24cm) de [4], IV, [2], 470 p. ; mto. il. ; E.
Edição muito ilustrada a p.b. no texto e em extratexto.
"A Revolta de 31 de Janeiro de 1891 foi o primeiro movimento revolucionário que teve por objectivo a implantação do regime republicano em Portugal."
"A revolta teve lugar na cidade do Porto. Ao escrever esta obra, o pensamento dos seus auctores nem é justificar perante o futuro a Revolta, nem justificar perante os seus contemporaneos a colaboração que tiveram n'ella. A Revolta do Porto originou-se em perturbações sociaes que sufficientemente a fundamentaram já, e, por outro lado, os auctores não reputam necessario lançar a público um grosso volume com o exclusivo intuito de liquidar responsabilidades pessoaes, tanto menos pesadas quanto foram abundantemente repartidas." (da Introdução)
Encadernação inteira de percalina com ferros a ouro na lombada; s/ guarads de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação; apresenta vestígios de traça nas páginas do príncipio e do fim do livro, à cabeça, sem afectação do texto.
Invulgar, de grande interesse histórico.
50€

Sem comentários:

Enviar um comentário