15 setembro, 2011

COMPENDIO CHRONOLOGICO DAS VIDAS DOS PAPAS : COM HUMA SUMMA DE TODOS os Concilios Geraes, Provinceaes, e Diocesanos. Recopilado, e traduzido em Portuguez : Por J. B. R. P. Obra que serve de Appendix ao Concilio Tridentino. LISBOA, Na Offic. Patr. de FRANCISCO LUIZ AMENO. M. DCC. LXXXVIII [1788]. Com licença da Real Meza da Commissaõ Geral sobre o Exame, e Censura dos Livros. [seguido de] SYNOPSIS OU COLLECÇAÕ : De todos os Concílios da Religiaõ Christã contra os Hereges, que serve de Appendix ao Concílio de Trento, recopilada pelo Reverendo P. Mauricio de Gregorio, natural de Camerino na Sicília, da Ordem dos Prégadores, Theologo do Illustrissimo S. Horacio Aquaviva, Bispo Calatino; vertido em linguagem : Por JOAQUIM JOSÉ DA COSTA E SÁ; Professor Regio de lingua Latina nesta Corte. In-8º peq. (15cm) de [4], 130, 184, [2] p. ; E.
1ª [e única] edição publicada.
"Depois que Deos creou, e afformoseou este Universo, formou o primeiro Homem, e a primeira Mulher, e deu-lhes por morada hum delicioso jardim, a que chamaõ Paraizo terrestre, de que foraõ expulsos por sua desobediencia; e esta fragilidade dos fundadores do genero humano veio a ser causa de todas as maldades." (excerto do 1º parágrafo) 
Encadernação coeva inteira de carneira com ferros a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação; encadernação sólida, algo desgastada com falha vertical no revestimento da paste anterior; miolo firme; páginas limpas, com excepção de cerca de 60 p., sensívelmente no meio do livro, que se apresentam oxidadas.
Curiosa cronologia dos Papas, "desde S. Pedro até Pio VI. actualmente reinante."
Muito invulgar.
60€

Sem comentários:

Enviar um comentário