SARMENTO, Augusto - CONTOS AO SOALHEIRO. Coimbra, Livraria Central de José Diogo Pires - Editor, 1876. In-8.º (19x12,5 cm) de [2], VII, [1], 295, [1] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Conjunto de contos cuja "trama" é desenvolvida a partir de ditados portugueses, que aliás dá o título a cada uma das narrativas, circunstância essa, muito curiosa, que o autor "usa e abusa" em cada uma das histórias.
Obra dedicada a Bernardino Pinheiro (1837-1896), escritor, publicista e político republicano natural de Coimbra.
Rara, interessante e muito bem redigida.
Ilustrada com bonita gravura no verso da f. ante-rosto assinada M. Macedo (Manuel de Macedo) e Alberto.
"Passava já de meia duzia de annos que mestre Vicente da Quelha, ferrador, recebera por legitima esposa, conforme ordena a santa madre egreja romana, a sr.ª Quiteria de Jesus, tecedeira.
Até aqui, dir-se-ha, nada ha que faça espanto; pois esperem, que até ao lavar dos cestos é vindima. Onde começa a coisa a ser falada, é que em todo aquelle tempo nem um nem outro tinham encontrado motivos parra torcer a orelha e não lhes deitar sangue. Aquillo é que era viver como Deus com os anjos! De dia, logo de madrugada, cada qual por seu lado, tractava do grangeio da vida mais por aqui ou mais por acolá; de noite era então a alegria das consciencias tranquillas, expandindo-se em volta da lareira, em que se amanhava o pão quotidiano, ganho com o suor do rosto e sem vergonha do mundo.
Um senão desdizia da perfeição d'aquelle quadro de felicidade domestica; era a falta d'uma cabecinha loira e d'um charlar infantil, que se tornasse o alvo e a provocação dos carinhos mal empregados no gatos maltez, que resonava no escabello, ou no cão perdigueiro, estendido no sobrado. Inda assim havia almas damnadas que diziam que isso era a maior fortuna d'aquelle ditoso par!"
(Excerto de Sapatos de defuncto)
Índice:
Quem conta um conto... | D'um argueiro, um cavalleiro | A gallinha da vizinha | Pela calha ou pela malha | Sapatos de defuncto.
Augusto César Rodrigues Sarmento (1835-dps 1881), escritor e jornalista, foi Governador de S. Tomé e Príncipe entre Agosto de 1886 Março de 1890.
Encadernação simples, lisa, em tela azul. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação.
Raro.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário