09 fevereiro, 2025

ANDRADE, José Maximiano Freire de -
APONTAMENTOS PARA O ESTUDO DA CULTURA MECHANICA EM PORTUGAL. Por...
Lisboa, Tipografia do Comercio, 1920. In-8.º (22x16 cm) de 110, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante ensaio sobre a mecanização da agricultura e a introdução da maquinaria como força de trabalho entre nós, respeitando a extensão das propriedades, solos e relevos nacionais.
Neste estudo o autor faz o ponto de situação da nossa economia agrícola, estabelecendo comparações com aquilo que de melhor se faz lá fora.
Livro ilustrado no texto com fotografias a p.b., tabelas e quadros estatísticos.
"É vulgar, entre nós, ouvir affirmar a individualidades occupando posição proeminente no nosso meio social, que Portugal dispõe de magnificos terrenos aptos á agricultura e que o nosso clima é previlegiado, não utilisando nós as enormes vantagens que essas circunstancias nos proporcionam e deixando sem cultura extensas regiões que bem poderiam ser aproveitadas.
Sendo assim, e dado que a producção agricola do paiz é insufficiente e cara, é ntural a conclusão de que esse resultado se deve ao facto do nosso lavrador ser rotineiro, apegado aos velhos processos, não adoptando aquelles que os progressos da sciencia hoje aconselham. É essa conclusão verdadeira? De modo algum."
(Excerto do Cap. I)
"As actuaes circunstancias da nossa economia agricola justificam e affirmam a necessidade do emprego em Portugal das machinas destinadas á lavoura com tracção mechanica e a possibilidade da sua acquisição por uma parte, pelo menos, dos nossos lavradores.
Mas será a lavoura mechanica possivel em Portugal?
Cremos que nenhuma duvida poderá haver pela resposta affirmativa. Contudo as condições da propriedade, do solo e do clima nas diversas regiões do paiz desde logo nos levam á convicção que teremos de empregar, para conseguir resultados satisfatorios, varias especies de apparelhos, adqueados ás diversas modalidades das nossa condições mesologicas.
Cada typo de propriedade requer machinas apropriadas e assim, no norte, não se poderão normalmente applicar os mesmos apparelhos que porventura prestarão serviços nos grandes latifundios e planicies do sul."
(Excerto do Cap. II)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Com interesse histórico e agrícola.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário