MARTEL, João Filipe Trigueiros de - O VALE DO TEJO SOB O PONTO DE VISTA AGRONOMICO (subsidios para o seu estudo). Por... Engenheiro-agronomo. Lisboa, Tipografia Henrique Torres, 1926. In-4.º (25x18,5 cm) de V, [1], 102, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo sobre o Ribatejo e o seu potencial de desenvolvimento agrário. Trata-se do relatório final do curso de Engenheiro Agrónomo do autor.
"A denominação de Ribatejo ou Vale do Tejo, dada á região da bacia do Tejo compreendida entre os paralelos de Lisboa e Golegã, é duma maneira geral, das mais ricas terras do paiz, e susceptivel ainda de colossal desenvolvimento agrícola, atendendo não só á fertilidade dos seus terrenos, mas ainda á sua situação e visinhança da capital. Com faceis meios de transporte, tanto fluviaes, como terrestres, o Ribatejo compõe-se de aluviões com o faciés geral dos systemas dos grandes rios de margens espraiadas que estendem em grandes planicies, até que a montante da Golegã, a orografia nos indica estarmos já na presença duma outra região com caractéres agricolas bastante diferentes d'aquela que desejamos tratar aqui."
(Excerto de I - Generalidades sobre a agricultura no Valle do Tejo)
Sumario:
I - Generalidades sobre a agricultura no Valle do Tejo. II - Terrenos salgados e operações de dessalgue. III - Irrigações, drenagens e enchugo de terras. IV - Generalidades sobre fontes, lençoes de agua, rapido estudo geologico, tectónico, hydrologico e meteorico do Valle do Tejo a juzante de Santarem. V - Estudo rapido por estimativa d'um caso concreto.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Com falha de papel na capa.
Raro.
Com interesse histórico e agrícola.
25€
Sem comentários:
Enviar um comentário