RODRIGUES, Hélder - CIGANOS. Percursos de Integração e de Reivindicação da Identidade. O exemplo paradigmático dos Ciganos de Carrazeda de Ansiães. Guimarães, Editora Cidade Berço, 2006. In-8.º (22,5x16 cm) de 171, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante estudo histórico, social e etnográfico sobre os Ciganos, e em particular a comunidade cigana de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança.
Livro ilustrado com fotografias a cores da comunidade, quadros, tabelas e gráficos, a p.b. e a cores, no texto e em página inteira.
Tiragem limitada a 750 exemplares.
"Muito se tem estudado e escrito, genericamente, sobre a etnia cigana. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para que se conheça melhor este grupo minoritário, tão estigmatizado pela sociedade dita não cigana.
Hoje, os ciganos já não deambulam tanto como antigamente, pelas estradas e caminhos, em grandes grupos, a pé ou em filas de carroças. Por incrível que pareça, o desenvolvimento também os tocou e então resolveram fixar-se mais nas localidades, geralmente nos arredores de um vila ou cidade, onde montam o seu acampamento formado por tendas de lona, carroças e carros velhos. Depois, periodicamente, quase sempre em períodos de maior necessidade ou por altura das festas e romarias, é que se deslocam pelas aldeias do concelho, a pedir e a conviver com os locais.
É o que acontece com os ciganos de Carrazeda de Ansiães. Já há longos anos que adoptaram esta terra como sendo a sua "pátria". E como, até à data, não existe qualquer publicação e, por outro lado, eles nos merecem uma atenção especial por nos parecerem pessoas simples e de fácil comunicação, propusemo-nos estudá-los e representá-los neste trabalho, estruturando-o, no entanto, a partir da ciganologia já conhecida, nomeadamente, em relação às suas origens; sua entrada em Portugal e enfim, a partir de estudos no âmbito da história, da língua, da psicologia e de outras ciências.
Depois desenvolvemos privilegiadamente, por ser o objecto principal do trabalho, o grande capítulo dedicado aos ciganos de Carrazeda, partindo de uma questão teórica que nos parece fundamental: a marginalidade como reivindicação da identidade."
(Excerto do Resumo)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
25€
Reservado
Sem comentários:
Enviar um comentário