16 novembro, 2024

MOREIRA, António Soares -
O MAJOR OU TENENTE-CORONEL EANES
. Porto, Edição do Autor, 1977. In-8.º (18,5x12,5 cm) de 15, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curioso opúsculo da época, crítico de Ramalho Eanes, - "militar e político português, notório por ter sido o 16.º presidente da República e o primeiro democraticamente eleito após a Revolução de 25 de Abril de 1974", - cuja meteórica progressão na hierarquia militar é o ponto de partida e pretexto para "implicar" com a figura do general.
Ilustrado com retrato do autor no verso da f. rosto.
"No fim do jantar ligaram a televisão e mais uma vez nos impressionou aquele rosto excessivamente sério, talhado em material tão áspero que nenhuma espiritualidade foi possível transmitir-lhe. Esforçamo-nos por procurar naqueles traços pouco definidos, apenas esboçados, secos, algo de delicado. Aquelas linhas duras, espessas, compactas, antipáticas, a expressão imóvel, o olhar parado, carregado, dá-nos que pensar.
No major ou tenente-coronel Eanes não se descortina nada de interessante. De interessante é o que tem a menos. Tudo neste homem muito teso e inexpressivo lembra um «robot», ou, quando muito, uma anatomia de museu anatómico, uma câmara funerária, os sentidos pêsames. Mas, vistas bem as coisas, estudado o homem e a sua acção, ele não é tão hermético como isso. Concluímos ser um indivíduo pouco inteligente que, por má interpretação da História julga ter uma missão a cumprir. [...]
*A insistência com que o autor utiliza as palavras - major ou tenente-coronel Eanes - não deve ser atribuída à preocupação de se fazer ironia fácil. O facto justifica-se porque o autor tentou informar-se sobre qual o posto do sr. Eanes no exército, e não conseguiu obter um esclarecimento definitivo, embora tenha interrogado muitos oficiais com os postos de capitão, major, tenente-coronel, coronel e general."
(Excerto de O major ou tenente-coronel Eanes)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa apresenta leve sombreado por acção da luz.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário