24 novembro, 2024

ENNES, Guilherme José -
OS AMIGOS DAS CREANÇAS. Por...
Lisboa, Livraria Editora Viuva Tavares Cardoso, 1904. In-8.º (19x12,5 cm) de 128, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Estudo pioneiro relativo à protecção da criança. Trabalho devotado aos mais novos e aos "ambientes" favoráveis e propícios ao seu bem-estar e desenvolvimento.
A BNP não menciona este trabalho; entre outros de merecimento, o autor publicou no ano anterior (1903) Os inimigos das creanças, sendo que, o presente, não vem referenciado em nenhuma fonte bibliográfica.
"São muitos os inimigos das creanças. O abandono moral, intellectual e physico, a que são votadas muitas d'ellas, exigem, como instrumentos do bem, leis salvadoras dirigidas á questão e ao estado social das creanças. Por ellas, gemem todos os que proclamam a prioridade de educação sobre a instrucção, e a necessidade de manter em toda a sua pureza a alma e as faculdades das creanças.
Terreno novo, é preciso semeal-o todo do bem; só assim não ficara logar para a herva damninha.
Mas, contra os inimigos das creanças, combatem os «amigos das creanças». São todos os que teem uma viva sollicitude pela condição dos innocentes de mui tenra edade, todos os que cuidam incessantemente em os defender, confortar, e querer-lhes bem. Entre esses melhores amigos da infancia, não será, sem interesse, commemorar a mãe, a avósinha, a tia que não casou, a religiosa, o professor e a escola. De todos, e, em especial, do modo como é exercida a sua parte de influencia e sympathia para com as c reanças, nos vamos occupar nas notas seguintes. Constituem as mais fortes raizes e as mais firmes esperanças com que ellas entram no mundo, amparadas na familia somente, ou na familia substituida ou auxiliada por elementos extranhos, mas indispensaveis."
(Excerto de Parentes e Professores - I - As mães)
Indice:
1.ª Parte - Parentes e Professores. 2.ª Parte - A escola. 3.ª Parte - Colonias de férias.
Guilherme José Enes (1839-1920). "Estudou na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, terminando o curso em 1859. Neste ano, alistou-se no Exército. Fez parte de comissões encarregues de elaborarem formulários para os hospitais militares. Foi sub-chefe da 6.ª repartição do Ministério da Guerra e cirurgião-mor (1881), e director do Hospital de Chaves (1888). Em 1884, quando o cólera invadiu a Espanha, foi encarregado, com o Dr. Cunha Belém, de pôr em execução o plano de defesa sanitária, tendo organizado os lazaretos de Elvas e de Vilar Formoso. Em 1890, foi nomeado inspector dos lazaretos. Em 1891, foi nomeado director do Hospital da Estrela a que estava ligada desde o início da carreira militar. Exerceu os cargos de vogal da Junta Consultiva de Saúde Pública, membro do Conselho Geral de Saúde e Higiene do concelho de Lisboa. Instituiu o Parque Vacinogénico. Em 1903, por ter atingido o limite de idade, abandonou o serviço activo no posto de General de Brigada. Foi sócio correspondente da Academia Real das Ciências. Como delegado do Ministério da Guerra tomou parte em congressos internacionais ligados às questões da saúde e da higiene e medicina militar que decorreram nos anos 70 e 80 do século XIX, em Londres, Paris, Amesterdão, Genebra e Viena. Participou na conferência da Cruz Vermelha em 1887. Foi autor de artigos e estudos sobre saúde e higiene, entre eles sobre o cólera, e medicina militar, tendo colaborado com o Dr. Cunha Belém. Com este e João Vicente Barros da Fonseca, em 1877, publicou a Gazeta dos Hospitais Militares, até 1884. Era Conselheiro, Oficial das Ordens de Avis, Santiago, de Torre e Espada e de Cristo, Cavaleiro de Carlos III de Espanha; recebeu a cruz de 2.ª classe da Coroa de Ferro da Áustria e a cruz de 2.ª classe do Mérito Militar de Espanha. Foi o inventor do Formolizador Enes (aparelho destinado à desinfecção pelo formol, sob pressão, de quartos e de casas)."
(Fonte: file:///C:/Users/aassm/Downloads/Ol%C3%ADmpia%20de%20Jesus%20de%20Bastos%20Mourato%20Nabo.pdf)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa vincada. Lombada apresenta parte de selo de biblioteca no pé.
Muito raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário