11 abril, 2024

SÃO TIAGO DE VALPEDRE : Penafiel 4 - Outubro - 1959 -
Número Comemorativo da Inauguração da Residência Paroquial a quando da Visita Pastoral. [S.l.], Tip. «Artes e Letras», 1959. In-8.º (24x16 cm) de [40] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
A fotogravura da capa é reprodução da pintura de S. Tiago que se encontra no tecto da Capela-mor da Igreja.
Interessante monografia sobre S. Tiago de Valpedre, paróquia de Penafiel.
Obra ilustrada com fotogravuras no texto, incluindo - em página inteira - o retrato do Venerando  Bispo do Porto D. António Ferreira Gomes.
Inclui apontamento biográfico dos Abades da paróquia, quadro-índice dos Párocos que a serviram desde 1588 à actualidade, assim como lista de Coadjutores e outros clérigos que exerceram funções na freguesia, durante sensivelmente o mesmo espaço temporal.
"Ao investigar as origens de uma paróquia não podemos esquecer a evolução do culto do seu Santo Patrono, porque em certos casos permite determinar a época em que se fundou a respectiva igreja.
Valpedre venera como orago o apóstolo S. Tiago Maior, a quem se dedicaram desde a Idade Média, numeroso templos do nosso país. Tem ele actualmente o padroado de mais de 190 paróquias, ao passo que o seu colega e homónimo, chamado o Menor, não conta senão duas, situadas ambas na diocese de Portalegre. A julgar pelo número e distribuição geográfica das igrejas, podia supor-se que o culto  do Santo «Patrono das Espanhas» arrancaria das próprias origens cristãs e que seriam das mais antigas as paróquias que lhe foram dedicadas. Efectivamente, mais de metade ficam a Norte do Douro, onde persistiram mais notórios vestígios da organização paroquial primitiva e onde primeiro se exerceu a influência das lendas compostelanas.
A história do culto de S. Tiago desmente por completo esta hipótese. Até fins do século VIII, reina absoluto silêncio nas igrejas peninsulares a respeito do Apóstolo. Os escritores eclesiásticos desconhecem-no com o evangelizador da Península, e não há qualquer memória do seu culto na rica liturgia hispânica."
(Excerto de I - O Padroeiro de Valpedre e as Origens da Paróquia)
Sumário:
I - Saudação. II - O Padroeiro de Valpedre e as Origens da Paróquia, por Mons. Miguel de Oliveira. III - Aspectos da Vida Religiosa de Valpedre, por Pe. Dr. Moreira da Rocha. IV - As Obras Paroquiais, por Pe. Nuno A. Borges de Pinho. V - Valpedre e o seu Esforço Económico, por Pe. Nuno A. Borges de Pinho. VI - Valpedre e a sua Acção Social, por Pe. Nuno A. Borges de Pinho. VII - Valpedre e a sua Vida Artística, por Pe. Nuno A. Borges de Pinho. VIII - Valpedre (Versos), por Paulino dos Santos Silva. IX - Valpedre e a sua Vida Industrial, por M. J. Rocha. X - Valpedre Engrandecida, por Pe. Nuno A. Borges de Pinho.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Com interesse histórico e regional.
30€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário