04 abril, 2024

O LIVRO DOS NAMORADOS.
Contendo grande variedade de modelos de cartas de amor significações amorosas do lacre, plantas e côtres, linguagem das mãos e pensamentos ácerca do amor. Colecção Económica N.º 3. Lisboa, Livraria Barateira de Salvador dos Santos Romana, [191-]. In-8.º (18x12,5 cm) de 16 p. ; B.
1.ª edição.
Curioso opúsculo da apreciada Colecção Económica da Livraria Barateira sobre a arte de cortejar.
Ilustrado com bonitas gravurinhas encimando cada um dos capítulos.
Inclui gravuras para comunicação codificada entre os amantes/namorados - a "telegraphia amorosa" - em dois quadros, sendo um deles em página inteira -, reportando à "Linguagem das mãos", em letras e algarismos, para facilitar a comunicação por sinais.
"Toda a senhora, por mais renitente que seja a namorar, gosta de ser cortejada, muito mais quando o rapaz que a distinguiu é fino e elegante.
No entanto, deve observar o que a decencia recomenda n'estes casos.
Se o primeiro encontro de realisa na rua ou em qualquer diversão, e, se o rapaz a seguir a distancia respeitosa até casa, deve, para olhar para traz, se o sujeito lhe não fôr indifferente, procurar um pretexto.
Chegando a casa não deve ir logo á janella, para que o rapaz não a julgue perdidamente captivada dos seus encantos."
(Excerto de Introdução - O namoro)
Índice:
Introdução - O namoro | Declaração d'amor - Novissimos modelos de cartas amorosas | Respostas às declarações d'amor | Linguagem figurada: - Linguagem do lacre; - Modo de marcar as horas por meio das plantas; - Emblemas de cores | Quadro de gravuras 'alfanumérico' - Linguagem das mãos - Algarismos - Explicação das gravuras.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis, com vincos, ligeiramente oxidadas.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário