10 abril, 2024

LIMA, Thomaz -
RECORDAÇÕES DE UM EMIGRANTE
. Viseu, [s.n. - Eden Gráfico, L.da - Viseu], 1966. In-8.º (21x15 cm) de 65, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante conjunto de crónicas que o autor, natural de Vil-de-Soito, Viseu, emigrante há largos anos no Brasil recolheu em livro a propósito da suas deslocações a Portugal. Obra rara, por certo com  tiragem reduzida.
Exemplar valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"Durante a minha permanência em Vil-de-Soito procurei visitar as Aldeias da Beira, não só para confirmar o pouco que tenho escrito a tal respeito, mas também para aprofundar conversações com essa gente simples e humilde, que vive neste «Cantinho» a cultivar as leiras para poder sobreviver. [...]
Quando fui ali entregar as encomendas  de que tinha sido portador, fiquei algum tempo a conversar, não só com as pessoas que eu procurava, mas também com outras que se juntaram. [...]
Entre as pessoas componentes do grupo, que ia aumentando de momento a momento, fazia parte uma velhota de oitenta e poucos anos, chamada Sr.ª Carolina do Rosário, que me perguntou se eu por lá conhecia o seu homem, o «António do Outeiro», de quem não tinha notícias há bastante tempo, mas que sabia, por intermédio de uns vizinhos e conhecidos, que ele ainda era vivo. «Não lhe escrevia, porque se «amigara» lá com «uma qualquer», também cá da terra, e que já tinha por lá dois ou mais filhos, não só dela mas também doutras «desenvergonhadas» que não guardam respeito a ninguém...»
E continuando no seu indignado e realista «desabafo»:
- «Ele há tempos mandou-me pedir uma procuração com todos os poderes, mas eu mandei-lhe dizer que a viesse cá buscar, se quisesse; como eu lha não mandei, nunca mais me escreveu!»
(Excerto de A Mulher Portuguesa que vive na aldeia)
Índice:
A nossa viagem em 1966 | De Lisboa a Viseu | Festa Rotária | O mês de Maio em Portugal | De Vil-de-Soito a Fátima | A nossa Casa do Casal | A roseira das rosas brancas |A vida nas Aldeias da Beira | A Mulher Portuguesa que vive na aldeia | A posse do Sr. Presidente da República | A inauguração da Ponte sobre o Tejo em Lisboa | O Campeonato Mundial de Futebol | Lisboa e o Folclore Português | Palavras na Federação Portuguesa do Brasil.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário