29 abril, 2024

BRAGA, Paulo Drumond -
HISTÓRIA DOS CÃES EM PORTUGAL : das origens a 1800. Lisboa, Hugin, 2000. In-8.º (22x15 cm) de 157, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante ensaio histórico e pioneiro, há muito esgotado, sobre o "melhor amigo do homem".
Livro impresso em papel de superior qualidade, ilustrado ao longo do texto com reprodução de desenhos, pinturas e gravuras, algumas delas em página inteira.
"Dentro do princípio do alargamento dos campos de estudo da história, esta começa a ser, tendencialmente, não só a dos homens, mas também a dos animais. O cão, tradicionalmente encarado como o melhor amigo do homem, merecia um estudo onde se sistematizassem os dados disponíveis e se avançasse para a desejada síntese. O presente livro estuda o caso português desde a Pré-História, onde surgem os primeiros testemunhos, até ao final do século XVIII.
O cão podia ser o de caça, animal nobre, verdadeiro aristocrata da espécie, símbolo da lealdade, da fidelidade e da dedicação, como tal, amado pelo seu dono. Depois, sem a importância do anterior, havia o cão que guardava e defendia as propriedades, o que ajudava a pastorear os gados, o que fazia companhia e, finalmente, o rafeiro, massa anónima comparável à arraia-miúda humana. Era contra este cão que se legislava com alguma frequência e que se relembravam os danos que poderia causar. Esta faceta prejudicial traduzia-se, na mentalidade colectiva, em aspectos como a associação da sua espécie ao mal, em várias das suas vertentes, desde a ebriedade ao satanismo, passando pela luxúria e a avidez. Chamar cão a alguém era um insulto, simultaneamente dos mais graves e dos mais frequentes. O relacionamento homem-cão é, assim, uma longa história de amor e de ódio."
(Sinopse)
Índice:
Introdução | 1. A história de um relacionamento. 2. O caso português: as origens de um relacionamento. 3. Do Alão ao Rafeiro: uma hierarquia canina. 4. A convivência homem-cão. 5. O cão, animal útil. 6. O cão, animal "daninho". 7. O cão na mentalidade colectiva. | Conclusão | Fontes e Bibliografia.
Paulo Drumond Braga. "É licenciado em História (1987) e Mestre em História da Idade Média (1992) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Doutor em História dos Descobrimentos e da Expansão pela mesma universidade (1997). Lecionou no ensino superior privado, sendo investigador da Cátedra Infante D. Henrique para os estudos Insulares Atlânticos e a Globalização. Participou, como comunicante, em numerosos congressos científicos realizados em Portugal e no estrangeiro. Tem publicados [livros] e uma centena de artigos em revistas portuguesas, espanholas e brasileiras e é autor de À Cabeceira do Rei e Uma Lança em África."
(Fonte: Wook)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário