12 abril, 2024

LÓ, Silvano -
VOLTA AO MUNDO NUM CARTUCHO. Romance de aventuras para a juventude. Por... [Prefácio de Maria Archer]. Lisboa, Sociedade Nacional de Tipografia, 1940. In-8.º (18 cm) de 153, [3] p. ; E.
1.ª edição.
Obra aventurosa de teor patriótico, composta por duas novelas, dirigida aos mais novos. O autor, tipógrafo de profissão, escreveu e compôs graficamente o livro.
Ilustrada com três bonitos desenhos em página inteira assinados por Rodrigues Alves.
"Um desconhecido, modesto de trajo, com a lancheira e um rôlo de papéis na mão, senta-se no meu gabinete de trabalho. [...] Declina o nome e o móbil da visita - pedir-me um prefácio para o livro que vai publicar, e do qual é autor e compositor tipográfico. [...]
A idéia é sumamente simpática, e simpática é, também, a obra empreendida pelo meu novo camarada das letras. O seu livro entre no «mare magnum» da literatura infantil. A crianças devem amá-lo e preferi-lo. O enrêdo é simples: uma aventura extraordinária leva três garotos a correr o  mundo. Silvano Ló transporta os seus pequenos leitores pelo mar e pela terra, desdobrando, com uma nobre intenção patriótica, sucessivas passagens da colonização portuguesa nas plagas ultramarinas."
(Excerto do Prefácio)
"«Século»!... «Diário»!... República»!... Traz a bola!...
Pendurado no estribo do combóio, cuja máquina já silvava, anunciando a partida, Manuel virava-se, ainda na esperança de vender alguns dos poucos exemplares que lhe restavam na sacola.
A máquina, num arranco, puxou as carruagens, e o combóio engolfou-se na negra bocarra do túnel, que logo o tragou.
Esgotado pelo trabalho de jornaleiro - um dia inteiro a calcorriar a cidade, berrando a plenos pulmões - o «ardina» deixou-se cair num banco e começou a pensar na sua triste vida...
Com treze anos de idade, órfão de pai e mãe, completamente só neste mundo, vivia em casa duma pobre viúva, a qual trabalhava todo o santo dia, para poder sustentar os seus dois filhos, João e Maria, respectivamente de oito e dez anos."
(Excerto de I - A mensagem do Infante)
Encadernação simples em meia de percalina. Conserva a capa de brochura frontal.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário