03 abril, 2024

PIMENTEL, Alberto - O ANNEL MYSTERIOSO. Scenas da Guerra Peninsular. Romance original de... Bibliotheca Universal dedicada ao Visconde de Castilho. Lisboa, Escriptorio da Empresa, 1873. In-8.º (17x12 cm) de 286, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Rara edição original de O anel misterioso, considerada uma das mais importantes e apreciadas obras do autor.
"Romance histórico de Alberto Pimentel, cuja acção tem por pano de fundo a Guerra Peninsular e a tomada do Porto pelo exercito francês, durante a segunda invasão francesa. Publicado pela primeira vez em 1873 é considerado um dos mais importantes trabalhos de Alberto Pimentel. A obra foi inspirada num mendigo que vagueava pelas ruas do Porto, conhecido como o Desgraça, e que o autor identifica como tendo sido o militar português José Maria da Graça Strech. A narrativa centra-se no período da Guerra Peninsular, tendo como ponto de partida a tomada do Porto na segunda invasão francesa, e a tragédia da Ponte das Barcas."
(Fonte: Wook)
Ilustrado com belíssimas capitulares e um busto desenhado encimando o primeiro capítulo do livro.
"Entre os typos populares, que pouco e pouco vão rolando a sepulturas ignoradas, deixando após si o rasto d'uma vida sobremodo accidentada de peripecias quasi sempre sombrias, - rasto que só um ou outro escriptor se compraz em procurar desde a cadeia ao degredo, do albergue ao cemiterio, - avulta na tradição portuense um homem que por longo tempo ahi foi o alvo das assuadas do rapazio e dos chascos dos frequentadores de botequim. Uns chamavam-lhe o José das desgraças, outros simplesmente o Desgraça.
Parece dever inferir-se de tão luctuosa alcunha que a população da cidade lhe conhecia a biographia porventura exuberante de lastimosos lances. Tal não ha. Quando elle passava coxeando arrimado ao seu bordão, sobraçada a guitarra inseparavel, de velho chapéo alto amassado, sobrecasaca abotoada, pendente a medalha de prata da guerra peninsular, annel d'ouro na mão esquerda, na bocca o enorme cigarro que elle proprio manipulava com pontas de charuto, seguido do cão fiel, que se chamava Junot, por motivos que mais tarde desvendaremos, o gentio das ruas ou sorria alvarmente da pittoresca pobresa do excentrico mendigo, ou rompia em apostrophes de Ó Desgraça! Ó Desgraça! que elle parecia não ouvir ou despresar em sua imperturbavel serenidade.
E a populaça, sem siquer suspeitar da tenebrosa origem do cognomento, quedava-se a ouvil-o, calmadas as arruaças com que era saudado, quando elle, sentado á porta d'um café, especialmente o do jardim de S. Lazaro, começava a tanger melancolicamente a sua guitarra, na qual executava operas completas, queimando o seu enorme rolo de tabaco e contemplando, de cabeça inclinada, o cão que parecia escutal-o attentamente...
Depois, quando a mão caía extenuada sobre as cordas silenciosas, affigurava-se, tão alheado ficava, que estava rememorando maguas intimas, segredos da sua vida obscura, sem que parecesse dar tento das esmolas que lhe atiravam ao regaço os que entravam os saíam a porta do botiquim. [...]
O povo não suspeitava siquer que a biographia d'aquelle homem justificasse o appellido. [...]
Estranho homem devia de ser esse, que parecia guardar grande mysterio, e tinha por unico amigo, entre uma população inteira, que o apupava, o cão fiel, e por consolação unica a sua guitarra, e por unica protecção a piedade dos seus conterraneos, que elle não implorava! [...]
E todavia este homem era um grande desgraçado, que só tinha no mundo a sua guitarra, o seu cão, e as suas recordações. O annel, que trazia na mão esquerda, podia matar-lhe talvez um dia de fome, mas não haveria miseria que lh'o arrancasse do dedo, porque as suas recordações estavam n'aquelle annel."
(Excerto de I - O Desgraça)
Alberto Pimentel (1849-1925). "Nasceu no Porto a 14 de Abril de 1849. Com uma obra extensa e variada, escreveu poesia, romance, teatro, biografia, obras políticas, entre outros géneros.  Camilo Castelo Branco – que conheceu pessoalmente, lhe prefaciou dois dos seus livros e é matéria de algumas das suas obras – é o seu ídolo e o seu Mestre.  Morreu em Queluz no dia 19 de Julho de 1925."
(Fonte: Wook)
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Cansado, com carimbo oleográfico e rubrica de posse na f. rosto.
Raro.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário