06 abril, 2024

GONÇALVES, Eugenio Migueis -
ELEMENTOS INDISPENSAVEIS AOS CANDIDATOS A CONDUTORES DE AUTOMOVEIS E MOTOCICLOS E A CONDUTORES, PROPRIETARIOS E NEGOCIANTES DOS MESMOS. Por... Lisboa, Livraria Academica, [1927]. In-8.º (22,5x15 cm) de 136 p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Edição original deste manual - multiplamente reeditado - apresentado na capa como Técnica automobilística - Resumo da teoria mecânica.
Obra muito curiosa, vem preencher uma várias necessidades resultantes do boom aquisitivo de veículos motorizados, sobretudo automóveis, e sua proliferação pelas poucas (e más) vias do país. Torna-se necessário explicar aos diversos actores do "mercado" - compradores e vendedores  - o que é o automóvel, como funciona e os rudimentos da condução e manobras na estrada.
Ilustrada no texto com desenhos relacionados com regras de trânsito e mecânica automóvel e uma estampa em página inteira: Edifício onde está instalada a séde da Associação dos Chauffeurs do Sul de Portugal (antigo palácio dos Condes de Almada).
"O nosso País a despeito da má política dos ultimos anos, vem aumentando a sua actividade de dia para dia. Dessa actividade, sempre crescente, resultou uma actividade imprescindível, a dos transportes rapidos, quer dentro da cidade, quer na aldeia. Nenhum elemento como o automovel permite fazer essa ligação sem perda de tempo. Desde as épocas mais remotas da história, e em todos os países, o progresso de cada nação foi sempre calculado em função do desenvolvimento dos seus meios de transporte.
Eis o motivo porque aplaudimos sinceramente a ideia da publicação dêste livro , que é escrito no sentido de facilitar aos candidatos a condutores, e mesmo aos já condutores de automoveis, os necessarios conhecimentos sobre a sua mecânica, facilidade de condução, etc..
Acresce que o presente trabalho inclue interessantes e uteis esclarecimentos sobre posturas, regulamentos e leis, cuja falta de cumprimento implica para o condutor, tantas vezes injustamente, multas e trabalhos de varia natureza."
(Prefacio)
Indice:
Prefacio [de Carlos Santos] | I Parte - Condução e outras manobras da direcção. II Parte - Resumo da teoria mecânica. III Parte - Informações úteis aos candidatos a condutores, proprietarios e negociantes de automoveis.
Encadernação editorial em percalina com gravações a seco e a negro nas pastas e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário