04 março, 2024

NAVARRO, Emygdio - QUATRO DIAS NA SERRA DA ESTRELLA. Notas de um passeio. [Carta-prefácio do Dr. Sousa Martins]. Porto, Livraria Civilisação de Eduardo da Costa Santos - Editor, 1884. In-4.º (23 cm) de VII, [1], 194, [2] p. ; [12] f. il. ; E.

1.ª edição.
Impressões do autor vertidas em livro após um passeio à Serra da Estrela, sendo esta uma das primeiras expedições documentadas em época de "descoberta" do potencial da natureza em altitude.
Obra de referência, apreciada, e muito valorizada pela carta-prefácio do Dr. Sousa Martins que ocupa aproximadamente 30 páginas.
Obra ilustrada com 12 clichés fotográficos, incluindo um retrato do autor e outro com os seus companheiros de passeio, em folhas separados do texto.
"Cá vamos de caminhada para as lagôas a oeste da torre. Saindo do observatorio, subimos pela lombada, em que elle está assente, mas deixando á direita o Corgo das Mós. Mal chegamos ao alto, defrontam-se-nos, a distancia não muito grande, as Penas ou Penhas Doiradas. É uma penedia notavel, e pela qual se pódem nortear com segurança os touristes, que percorram aquela parte da serra. Na carta da commissão geodesica vem marcado esse ponto, á altitude de 1:666 metros, mas com o nome Fraga das Penhas, que aliás ninguem ouvi lá dar-lhes. A razão de serem chamadas doiradas é porque o sol, ao pôr-se, as retinge de uns reflexos fulvos, que, ou pela exposição especial das penhas, ou por outra qualquer circumstancia, só n'aquella penedia se manifestam. As Penas Doiradas constam de quatro dentes, muito salientes e inteiramente semelhantes aos que assignalam a espinha da serra de Cintra no seu prolongamento até ao cabo da Roca, mas muito mais visinhos uns dos outros. Esta fórma de penedia destôa completamente do aspecto geral das outras penedias da serra, e por isso as Penas Doiradas, que pela sua altitude se divisam de todas as elevações, se distinguem tambem, como ponto de orientação, sem confusão possivel."
(Excerto do Cap. X)
Emídio Navarro (1844-1905). Natural de Viseu. "Jurista e político português, Emídio Júlio Navarro nasceu em 1844 e faleceu em 1905. Cursou Direito na Universidade de Coimbra. Dedicou-se à política (no Partido Progressista) e ao jornalismo, em Coimbra e na capital, chegando a fundar vários jornais, ao mesmo tempo que fazia profissão de advogado. Foi ministro das Obras Públicas entre 1886 e 1889, e depois secretário do Tribunal de Contas e embaixador em Paris."
(Fonte: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$emidio-navarro)
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Cansado. Lombada apresenta pequenas falhas nas extremidades. Interior correcto, com mancha ténue de humidade marginal, visível nas primeiras folhas do livro.
Muito invulgar.
75€

Sem comentários:

Enviar um comentário