30 março, 2024

CAMPANHA DE PROTECÇÃO DO SOBREIRO -
I. Poda
. [Lisboa], Ministério da Economia : Junta Nacional da Cortiça, 1947. In-4.º (24,5x17,5 cm) de 56 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante subsídio para a história da Indústria Corticeira nacional.
Livro ilustrado no texto com fotografias, desenhos esquemáticos e, em página inteira, reprodução de propaganda a favor da Campanha de Protecção do Sobreiro - pela poda, contra a arreia.
"Quis a generosidade da Providência e a acção secular da nossa gente que Portugal seja detentor desse raro, vasto, valioso e belo património constituídos pelos montados de sobro nacionais.
O orgulho e proveito do seu usufruto amarram-nos a imperiosos deveres não só para com a Natureza e as gerações que no-lo legaram, mas ainda com o Portugal de amanhã e de sempre, razão mais alta do labor dos portugueses.
Por isso temos que proteger a nossa Subericultura e porque temos, queremos.
O empreendimento é amplo e complexo, mas sem dúvida, o evitar-se a prática da arreia tal como se vem generalizando, constitue demanda indispensável.
Sabemos que na subericultura, como na vida, as pequenas renúncias são bem custosas e difíceis de conseguir, porque os homens, capazes de se deixarem fascinar pela projecção interior ou espectacular dos grandes sacrifícios, raramente têm a coragem de se separarem de pormenores que constituem seus hábitos.
Bem avisado anda, pois, quem neste campo procura conquistar primeiro, os espíritos pela divulgação intensivo do rumo que convém seguir na defesa dos interesses particulares dos subericultores e do Interesse Geral da Subericultura Portuguesa.
Espera-se que a Lavoura, sempre tão atenta a seus deveres nacionais, se empenhe nesta campanha; espera-se que os Serviços sejam justos mas fortes na actuação para os que, porventura, não quizerem compreender.
O caso está em que uns e outros saibam ter a devida persistência."
(Palavras de S. Ex.ª o Sub-Secretário de Estado da Agricultura)
Sumário:
Palavras de S. Ex.ª o Sub-Secretário de Estado da Agricultura, Engenheiro Agrónomo Albano Homem de Melo | Entrevista ao «Século», pelo Presidente da Junta Nacional da Cortiça, Engenheiro Silvicultor José Luiz Calheiros e Menezes | A propósito da Arreia, pelo Engenheiro Agrónomo e Silvicultor J. Vieira Natividade | Palestra na Emissora Nacional, pelo Engenheiro Silvicultor C. M. Baeta Neves | Conferência, pelo Engenheiro Silvicultor J. Brito dos Santos | Conferência, pelo Engenheiro Silvicultor D. Pereira Machado | Nota Final.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário