31 março, 2024

MANUAL DE PSIQUIATRIA FORENSE.
Coordenação: Fernando Vieira; Ana Sofia Cabral; Carlos Braz Saraiva. Lisboa, Pactor, 2017. In-4.º (24x16,5 cm) de XXVIII, 572 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante trabalho sobre a área da Psiquiatria Forense dirigido, sobretudo, aos estudantes e profissionais da Saúde e do Direito, mas também aos simples interessados e curiosos.
Ilustrado no texto com esquemas, quadros e tabelas.
"O presente Manual de Psiquiatria Forense vem preencher uma necessidade que se vem sentindo, particularmente entre os profissionais que lidam no seu dia a dia com a interface do sistema saúde mental/justiça. Efetivamente, são escassos os artigos científicos disponíveis em língua portuguesa nesta área e, sobretudo, não existia um corpus organizado de textos que permitisse uma melhor estruturação de conhecimentos e uma aprendizagem consolidada do saber em Psiquiatria Forense, importa criar um manual que funcione como referência e sirva de suporte pedagógico a cursos de pós-graduação nesta área.
Este livro destina-se, assim, a estudantes, a psiquiatras e a internos de Psiquiatria, que nele podem encontrar, de uma forma concisa mas completa, tudo o que é fundamental saber em Psiquiatria Forense, mas também se dirige aos profissionais de Direito, incluindo magistrados judiciais, do Ministério Público e advogados, que, no seu quotidiano, se defrontam com problemáticas para as quais a Psiquiatria Forense pode dar um auxílio importante, aos psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e a outros técnicos que exerçam, ou simplesmente, tenham genuíno interesse por esta área tão sensível como mediática.
Os 32 capítulos, organizados em três partes, abordam diferentes temas que encontram lugar entre a História e o Direito, e entre a realidade pragmática atual e o futuro, que se adivinha pleno de áreas de interface. Fala-se nesta obra de Psiquiatria Forense em Direito Criminal, Civil, do Trabalho e da Família e, após uma abordagem que poderemos chamar generalista, focam-se contextos específicos, como os das enfermarias de segurança, dos estabelecimentos prisionais e da Psiquiatria Forense n o âmbito da Segurança Social. Finalmente, não são esquecidas temáticas ou realidades especiais tão diversas como a Neurobiologia, a Neuropsicologia e a Neuroimagiologia, a simulação, a criminalidade e o suicídio, e a ética e a responsabilidade profissional."
(Nota dos Coordenadores)
Exemplar em brochura, bem conservado. Assinatura de posse na f. rosto.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário