26 março, 2024

GOMES, Alfredo de Fraga -
MONOGRAPHIA DA FREGUEZIA RURAL DE CAMARA DE LOBOS, CONCELHO DE CAMARA DE LOBOS, DISTRICTO DO FUNCHAL.
Pelo agronomo... Boletim da Direcção Geral da Agricultura. Undecimo Anno N.º 8 - Ministerio do Fomento. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1912. In-4.º (24x16 cm) de 97, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo monográfico sobre Câmara de Lobos, Madeira.
Ilustrado em página inteira com um mapa da Ilha da Madeira e uma planta da Freguesia de Câmara de Lobos, e ao longo do livro com fotogravuras, tabelas, gráficos e quadros estatísticos.
"Câmara de Lobos é um município português na ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira, com sede na cidade de Câmara de Lobos, cidade que deu o nome ao município e à freguesia de que faz parte. O município tem 52,15 km² de área e 35 666 habitantes (2011), subdividido em 5 freguesias, enquanto a cidade tem 17 986 habitantes (2011).
A freguesia de Câmara de Lobos é uma das mais antigas na ilha da Madeira, e a sua criação remonta ao princípio do segundo quartel do século XV, aproximadamente pelo ano 1430.
O município é limitado a norte pelo município de São Vicente, a nordeste por Santana, a leste pelo Funchal e a oeste pela Ribeira Brava, sendo banhado pelo oceano Atlântico a sul."
(Fonte: Wikipédia)
"O logar denominado Camara de Lobos, na ilha da Madeira, foi descoberto por João Gonçalves Zargo, sob os auspicios do infante D. Henrique, no reinado de D. João I, a 4 de julho de 1419 ou 1420.
Dois dias antes, num domingo 1.º do mesmo mês, Zargo e Tristão Vaz Teixeira, havendo partido de madrugada da ilha do Porto Santo, já descoberta no anno anterior, chegaram-se ao extremo oriental do negrume que de lá viam a sudoeste, reconhecendo que de facto era terra aquillo que em sua presença se achava e cuja approximação tanto receio infundira. Estava deste modo descoberta tambem a ilha da Madeira."
(Excerto de Introducção)
"A ilha da Madeira está situada no Oceano Atlantico a 32º e 57' de latitude norte e a 16º e 55' de longitude oeste de Greenwich. Méde 65 kilometros de comprimento, 23 de largura e 815 kilometros quadrados de superficie. É muito accidentada, mais alta na parte central de leste a oeste, pendendo de um e de outro lado para o mar, onde chega por encostas de pendor mais ou menos forte ou por rochas cortadas a prumo, secções verticaes de montes que em parte desabaram, minados pera erosão das vagas do Oceano. Póde-se dizer que é constituida por um rochedo em que abundam picos mais ou menos aguçados ou recortados, penhascos inaccessiveis e numerosos abysmos, apresentando, porém, paizagens admiraveis pela imponencia da natureza e pelo pittoresco da vegetação indigena revestindo toda a superficie da terra nos logares aonde o vandalismo ainda não chegou.
Na vertente meridional, a cêrca de 31 kilometros para oeste da Ponta de S. Lourenço e a 8,5 kilometros tambem ao occidente da cidade do Funchal, demora a freguezia de Camara de Lobos, uma das 51 da diocese. A povoação do mesmo nome, séde da parochia, fica situada no littoral, como quasi todos os povoados da Madeira, na parte baixa da freguezia, no local em que desembarcou Zargo com a sua gente. Chamam-lhe villa, não que possúa foral disso.
Occupa um pequeno valle que vae desapparecendo com a encosta que desde perto do mar abruptamente se levanta para o lado do norte e de oeste. Na parte oriental a freguezia ergue-se muito para logo depois afundar á Ribeira dos Socorridos; para o poente trepa bruscamente até á formidavel altura de 600 metros a prumo sobre o oceano, sóbe ainda um pouco mais, internando-se na terra, attingindo depois de algumas ondulações a altitude de 936 metros n o Pico da Cruz, no extremo de noroeste, sem limites com a freguezia do Campanario e onde tambem convergem as outras duas - Quinta Grande e Estreito de Camara de Lobos.
O territorio, como se infere do que fica dito, é muito accidentado, composto de montes e rochas escarpadas, ravinas e valles, lombos e lombadas.
Camara de Lobos é porto de mar, sabe-se já. Acha-se a cêrca de 30 minutos de distancia do Funchal, por barco a vapor, e a uma hora, por barco á vela ou a remos. O seu affastamento da cidade é de pouco mais de 8 kilometros, sendo, porém, de 9k,958 o percurso desde a sua egreja até á Sé do Funchal pela estrada littoral.
Além do transporte maritimo, o mais barato de todos, tanto para pessoas como para gado e outras mercadorias, podendo cada passageiro gastar de 50 a 200 réis para ir á cidade e outro tanto para a volta, ha automoveis, carruagens, cavallos de sella, carros de bois e redes do Funchal que fazem serviço para Camara de Lobos sempre que appareçam passageiros sufficientes."
(Excerto de II. Estado actual da freguezia: 1.º - Situação topographica)
Indice:
[Preâmbulo] | I. Introducção. II. Estado actual da freguezia: 1.º - Situação topographica. 2.º - Territorio e clima. 3.º - População. 4.º - Predios urbanos. 5.º - Agricultura: - Cultura da canna de assucar; - Cultura da vinha; - Cultura da bananeira; - Cultura da batata; - Cultura do feijão para baginha ou para grão; - Cultura do tomateiro; - Cultura da couve e aboboreiras; - Cultura do trigo; - Cultura da batata dôce; - Cultura do centeio e da cevada; - Arvores fructiferas; - Pinhaes; - Ervagens; - Gados. 7.º - Exploração agricola. 8.º - Industria. 9.º - Commercio. 10.º - Capitaes. 11.º - Trabalho. - 12.º - Consumo. 13.º - Hygiene e instrucção. 14.º - Previdencia e assistencia. 15.º - Estado moral e social. 16.º - Conclusões.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico, económico e social.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário