10 março, 2024

FERREIRA, Dr. Ardisson -
OS QUATRO GRANDES FLAGELLOS DO SECULO XX.
Tuberculose, Avarigenese, Alcoolismo, Mortalidade infantil. 1.º Milhar. Lisboa, Proprietario e editor - O auctor, 1908. In-4.º (23,5x16,5 cm) de22, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Conferência proferida na Sociedade de Geografia de Lisboa, organizada com o intuito de chamar a atenção para os comportamentos individuais desviantes, responsáveis por doenças causadoras de morte.
Exemplar muito valorizado pela dedicatória manuscrita do autor "Ao velho amigo e colega" Manuel Rosado Fernandes Gião.
"Antes de entrar na descripção dos quatro grandes flagellos que, de dia para dia, mais estão abastardando a nossa raça, ameaçando destruil-a, devo dizer que não me atreveria a vir occupar este logar, se não visse que é necessario, que é indispensavel, pôr-vos de sobreaviso, elucidar-vos e - dirijo-me principalmente ás senhoras que me escutam - recrutar soldados leaes, obedientes e conhecedores do seu papel.
Com effeito, a alliança offensiva constituida pela reunião das diversas causas a que eu chamo avariantes, é tanto mais temivel, quanto é certo que bastava um só dos seus elementos para produzir a degeneração e o aniquilamento da especie humana.
Assim, se observarmos o quadro obituario, quer dizer, o quadro da motalidade, relatico ao triennio de 1902 a 1904, vemos que, em Portugal, em 1902, só a «gastro-enterite» ou diarrhéa e a «tuberculose pulmonar» mataram 18.252 individuos, ao passo que a febre tiphoide, a variola, o sarampo, a escarlatina, a diphteria, a coqueluche (ou tosse convulsa), a meningite, o cancro, a grippe e a pneumonia, todas juntas, produziram 12.103 victimas!
(Excerto do preâmbulo)
Augusto Ardisson Ferreira (Lisboa, 1873-1932). "Foi um médico e cirurgião que se dedicou também à escrita, sendo ainda uma artista plástico curioso. Foi um divulgador da cultura física, tendo traduzido as obras de J. P. Müller para português. Mais tarde, causou polémica ao criticar Müller, que considerou um plagiador. Escreveu diversos livros de grande sucesso e colaborou em revistas como O Vegetariano e Vida e Saúde, e participou em vários congressos em Portugal e no estrangeiro. Encontra-se colaboração da sua autoria na revista Tiro e Sport (1904-1913)."
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capa e duas primeiras folhas apresentam falha de papel no canto inferior direito, sem contudo afectar a leitura.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário