25 março, 2024

SALES, José Eduardo Moreira
- O LIVRO DO CIDADÃO-SOLDADO. Por... Tenente de Infantaria e Professor de Ginastica no Colegio Militar. Patria e Republica. Lisboa, Papelaria Fernandes & C.ª, 1912. In-8.º (15,5x11 cm) de 112 p. ; B.
1.ª edição.
Capa de "A. Quaresma" - gravado n'A Illustradora.
Obra patriótica de propaganda republicana. Trata-se da rara edição original deste curioso livro, que conheceu várias reedições ao longo do 1.º quartel do século XX.
"O discurso republicano produzido em Portugal na transição do século XIX para o século XX enfatizou a figura do cidadão-soldado como parte do culto cívico da Pátria, então fomentado em alternativa às crenças e rituais do catolicismo." (Pintassilgo, Joaquim, Actas Educar para a guerra ou educar para a paz, UAL-FCG, 2004)
Exemplar muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor "à redacção da Lucta", jornal da União Republicana, órgão oficioso do partido.
No final do último capítulo - Educação Civica - o autor desenvolve questões momentosas da época, dando-lhe actualidade imediata, mormente em: Vantagens da Republica - Os inimigos de Republica e Os Defensôres da Republica - O combate de Chaves, e à parte deste alguns episódios marcantes do combate em "Episódios Èpicos": I. O Capitão Maia de Magalhães; II. O Contra-Mestre de Clarins; III. O 114 e o 151 de cavalaria 6. Além disso, felicita o grupo Civil de Chaves, com especial menção  para o srs. Carlos Augusto Coelho e Antonio Granjo, e inclui a lista dos nomes dos oficiais que concorreram para a vitória em Chaves.
"- O que é a nossa Patria?
- É tudo o que nos cerca, é tudo o que nós amamos.
A casa onde nascemos, onde recebemos os primeiros carinhos de mãe e o lugar sagrado onde ela repousa, são pedaços da nossa Patria que trazemos sempre no coração.
A nossa aldeia com as suas arvores frondosas e o campanario alegre; a ribeira que proximo corre por entre as ortas e pomares vicejantes; a planicie extensa e fecunda que enche os celeiros do melhor trigo; as encostas com as suas vinhas que produzem os magnificos vinhos de mesa, muito superiores aos das terras estrangeiras; as aldeias, vilas e cidades; o azul celeste do firmamento que nos cobre e o belo clima que gozam os, tudo isto é a nossa Patria."
(Excerto do Cap. I - Educação patriotica - Patria)
"Já passava das 7 horas da manhã  dos dia 8, quando apareceu em Chaves, um camponês que vinha, esbafurido, participar que a colúna de Couceiro marchava sobre a vila.
Dado o alarme, aos poucos soldados que restavam, juntáram-se os esforços dos civis os quais, com uma dedicação admiravel, prestáram relevantes serviços na defêsa de Chaves.
Ao tôdo, o número de combatentes não ia alêm de 160, armados simplesmente de espingardas.
O inimigo apareceu junto ao espaldão da carreira de tiro, donde fazia nutrido fôgo de fusilaría. A artilharia dos paivantes despeja as suas granadas sobre o quartel de Infantaria 19 e sobre o hospital!"
(Excerto de O combate de Chaves)
Indice:
I - Educação Patriotica. II - Virtudes militares. III - Instrução profissional do soldado. IV - Higiene. V - Educação Civica.
José Eduardo Moreira (Atouguia da Baleia, Peniche, 1880-1942). Publicista e militar. Participou na Grande Guerra, em França, como Capitão de Infantaria do C.E.P. Foi presidente do Sport Lisboa e Benfica (1912). Escreveu livrinhos de propaganda republicana e organizou diversas actividades cívicas.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos.
Raro.
Com interesse histórico.
45€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário