06 março, 2024

ARBIRU -
O PROBLEMA DE TIMOR
. [S.l.], [s.n. - Imp. Henry Gris - Lisboa], [1977]. In-8.º (21x15 cm) de16 p. ; B.
1.ª edição.
Estudo publicado pouco tempo após a ocupação de Timor Leste pela Indonésia. Relativamente ao nome que assina o trabalho - Arburi - trata-se, como é evidente, de ficção, pois não passa de uma alcunha (pejorativa) atribuída ao oficial português pelo povo timorense no final do século XIX.
"A situação que se desenvolve presentemente em Timor, é o resultado de uma série de acções desencadeadas premeditadamente contra a vontade e os interesses da população e cria um problema sério aos países interessados na estabilidade daquela área geopolítica constituindo grave risco para a sua segurança. [...]
Não são, aparentemente, notáveis os resultados dos quatro séculos da presença de Portugal em Timor se os pretendermos apreciar em termos materiais. No entanto, pode afirmar-se sem receio, que se criou na alma do Povo de Timor um «Espírito Português», (com todos os seus defeitos e qualidades) que diferencia totalmente as populações do Timor Português das do Timor Indonésio, e que tem sido sucessivamente posto à prova nas grandes calamidades de que Timor tem sido vítima. Bastará recordar a atitude assumida pelos Timorenses ao restabelecerem por sua iniciativa, a soberania portuguesa, no fim da 2.ª Guerra Mundial, mesmo na ausência das autoridades portuguesas."
(Excerto de Considerações prévias)
Índice:
Considerações prévias | Evolução política | Implicações internacionais: - Timor e a Austrália; - Timor e a Indonésia | Timor e Portugal | Panorama actual | Perspectivas para o futuro | Considerações finais.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário