09 março, 2024

OLIVEIRA, Carlos d' -
NAQUELE E NESTES TEMPOS.
Israel - Oliveiras - Arábia.
Duas Testemunhas. Amadora, Edições «Mundo Novo», [1963?]. In-8.º (21x15 cm) de 48 p. ; B. Coleccção «Alfómega» N.º 3
1.ª edição.
Opúsculo algo insólito, aproveitado pelo autor - o conhecido (e auto-intitulado) General Protero - para se pronunciar sobre vários acontecimentos relevantes na época. As "duas testemunhas" - por revelar no livro - não são mais que ele próprio e o Presidente do Conselho, António Oliveira Salazar. Invulgar e muito curioso.
"Nasser e outros árabes que nunca foram de origem egípcia mas governam e pontificam no Egipto, informaram pùblicamente que Israel só poderia invocar a sua razão de ser como Nação, apenas por os Israelitas descenderem do Rei David. Ora uma afirmação desta natureza revela-nos a mais profunda ignorância acerca da «História de Israel» que é a mais antiga história e das mais importantes de todo o Universo."
(Excerto de I - Factos da História de Israel)
"Em face da correspondência havida com a Comissão presidida pelo juiz Warren, encarregada de descobrir quem foi que matou o Presidente Kennedy, e não tendo sido aceites as condições para apresentação das provas de como tinha sido planeado e executado o atentado, vai ser tornado público a descrição do plano e os nomes que participaram na execução do crime. É necessário recorrer-se a uma época anterior para uma melhor compreensão deste atentado."
(Excerto de V - O Presidente Kennedy foi assassinado pelo «gangster» Hopmman)
Índice:
Preâmbulo | I - Factos da História de Israel II. - Factos Históricos dos Árabes. III - Outros factos da actualidade. IV - A vida humana não tem fim, mas fins... V - O Presidente Kennedy foi assassinado pelo «gangster» Hopmman. VI - As duas testemunhas.
Carlos de Oliveira (?). "Mais conhecido por "General Protero", foi preso pela PIDE em julho de 1945 por colaborar com o Partido Comunista Português. Converteu-se e passou a escrever e a distribuir livros e opúsculos anticomunistas e ultracatólicos, que eram financiados por várias entidades do regime."
(Fonte: Semanário Expresso)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Sem registo na BNP.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário