18 fevereiro, 2016

SOUSA, João Francisco de - INFANTARIA 17 EM ÁFRICA. Lisboa, Edições Cosmos, [s.d.]. In-8.º (18,5cm) de 32, [2] p. il. ; il. ; B. Col. Cadernos Coloniais, N.º 57
1.ª edição.
Narrativa dos feitos militares do Regimento de Infantaria 17 na ocupação do Sul de Angola. Ilustrada no texto com croquis do teatro de operações e do Quadrado da Mongua, e em separado, com duas fotogravuras a sépia.
Obra dedicada pelo autor - filho dum oficial do Regimento de Infantaria 17, falecido nos combates da Mongua - "aos mortos de Infantaria 17, que tombaram nos campos de África. Aos soldados da infantaria alentejana, que a planície adusta temperou para as lutas no sertão..."
                                                 ..........
"Mais, porém, do que uma simples recordação para os combatentes, êste nosso trabalho visa a tornar conhecida do público uma campanha, que tendo sido das que durante a Grande Guerra menos interêsse despertaram na opinião pública nacional e nos próprios meios militares, deu no entanto êste resultado admirável: a ocupação de mais de 60.000 quilómetros quadrados, por tropas operando  a 700 quilómetros da base de desembarque!"
(excerto do prefácio)
Matérias:
I. Antecedentes e organização da campanha de 1914-1915, no Sul de Angola. II. Ocupação do Sul de Angola (Itinerário da Expedição). III. Os combates da Mongua. IV. Premiando o heroísmo. Louvor. V. Capitão João F. de Sousa. (Dados biográficos). VI. Quadro de Honra. Regimento de Infantaria n.º 17. Mortos da Expedição ao Sul de Angola (18914-1915).
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário