24 fevereiro, 2016

ALMEIDA, Carlos Pinto d’ – O CORSARIO PORTUGUEZ : romance maritimo original de… Lisboa, Empreza Editora, Carvalho & C.ª, 1876. In-8.º (18,5cm) de 288 p. ; B.
1.ª edição.
Romance histórico ao gosto da época. Obra dedicada pelo autor a Eduardo Coelho, conhecido jornalista e empresário, fundador do Diário de Notícias, que agradece a Pinto de Almeida em extensa carta precedendo o romance.
"Portugal e a França mantinham uma guerra gigante desde que esta potencia, cedendo ao impulso da vaga revolucionaria, hasteou o pendão da sua gloriosa republica, que manchou, levando ao cadafalso o malaventurado monarca Luis XVI. [...]
A guerra entre Portugal e a França proseguiu por muitos annos; e emquanto os nossos soldados se batiam ao lado dos hespanhoes, desde 1792 até 1795, na guerra do Roussillon, e desde 1808 até 1814 ao lado da Gran-Bretanha, na campanha peninsular, os nossos navios, sulcando os mares, sustentaram combates heroicos, tendo por unicas testemunhas dos seus gloriosos feitos Deus, os elementos e os seus inimigos."
(excerto do Cap. I, Projectos de viagem)
Índice:
Dedicatoria. Carta ao Auctor. I. Projectos de viagem. II. O temporal. III. A despedida. IV. O naufragio. V. Fidalgo e plebeu. VI. A vingança. VII. Noticia fatal. VIII. O combate. IX. Combate forçado. X. Aprisionamento. XI. Apontamentos curiosos. XII. Corsario e pirata. Epilogo.
Carlos Pinto de Almeida (1833-1891). Escritor português. Distinguiu-se pela produção de romances históricos – género literário em voga na sua época - onde atingiu projecção de relevo.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas sujas com defeitos; falha de papel no canto superior esq. e no canto inferior dto. da capa.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário