08 fevereiro, 2016

PEREIRA, A. E. Victoria - A RAÇA EQUINA EM PORTUGAL E CATALOGO DOS FERROS OU MARCAS dos Creadores portuguezes e hespanhoes, localidades onde os cavallos foram creados e sangue predominante. Por... Tenente d'Infanteria. Lisboa, Typographia de Eduardo Roza, 1887. In-4.º (23,5cm) de 160 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Obra valiosa, precursora sobre o tema em Portugal. Dedicada pelo autor a Sua Alteza O Serenissimo Senhor Infante D. Augusto, Duque de Coimbra, General de Divisão, Inspector Geral de cavallaria. Profusamente ilustrada com a maioria das marcas ou ferros das coudelarias portuguesas e espanholas existentes à época na Península. O livro está organizado alfabeticamente por concelhos. Além do desenho do ferro ou marca, é prestada informação relevante: o nome do criador; a localidade; o nome dos garanhões; o sangue predominante.
                                              .................
"Em Hespanha aonde se olha com alguma atenção para o desenvolvimento da raça cavallar, e aonde esta industria dá bons resultados; o governo obriga os creadores a enviarem ás Juntas dos Concelhos Provinceaes d'Agricultura, Industria e Commercio, um exemplar estampado a fogo do ferro com que marcam os seus cavallos, publicando estas, catalogos impressos, com todo o esmero e cuidado.
D'este systema resultam, alem d'outras vantagens, o serem procurados de preferencia os cavallos com ferro reconhecido bom, e o creador empregar todos os meios para obter garanhões de bom sangue, e o apuramento da raça equina.
Entre nós, vergonha é confessal-o, nem sequer existe um livro com ferros portuguezes! E a não ser algum particular muito versado na escolha de poldros, limitado é o numero dos que conhecem bem os poucos ferros dos creadores portuguezes, e o sangue dos seus garanhões.
D'aqui as fraudes dos alquiladores e os enganos de muitos outros.
Parece-nos, pois, que este livro, despido da mais leve pretensão, e longe de ser perfeito, vem comtudo preencher uma grande lacuna, e tornar bem conhecidos do paiz os creadores que bastantes esforços empregam no melhoramento de tão util e necessaria creação, qual é a da raça equina.
Foram grandes as difficuldades que tivemos para vencer a reluctancia d'alguns dos nossos lavradores, em nos enviarem os esclarecimentos de que careciamos, mas enfim... depois de muito insistir, sempre os alcançámos. [...]
Procurámos obter a copia fiel de todos os ferros, e poucos apresentamos que não satisfaçam cabalmente ao nosso intento."
(excerto da introdução, Aos creadores de gado cavallar em Portugal)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas com defeitos, apresentando falhas de papel, sobretudo nas margens. Lombada alvo de tosco restauro. Miolo em bom estado, com excepção da 2.ª folha (dedicatória), que apresenta mancha de humidade. Pelo interesse e raridade a justificar encadernação.
Raro e muito procurado.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário