29 fevereiro, 2016

OLIVEIRA, Maurício de - DIÁRIO DE UM JORNALISTA : 1926-1930. Lisboa, Edição Póstuma do Autor, 1973. In-8.º (21cm) de 287, [3] p. ; [30] p. il. ; B.
1.ª edição.
Primeiro volume [e único publicado] de uma série de três nunca concluída com as memórias do autor, jornalista que cumpriu grande parte da carreira no Diário de Lisboa, antes de rumar, em 1968, para A Capital, onde chegaria a director. Dirigiu ainda o Jornal do Comércio até falecer subitamente, interrompendo as suas memórias. Livro precioso para compreender o ambiente político, militar e jornalístico imediatamente anterior e posterior ao 28 de Maio de 1926. Iniciando-se no Rebate em Junho de 1926, Maurício de Oliveira cumpriu 46 anos de carreira sempre sob regime de Censura. Fez parte, nas suas palavras, da «geração do silêncio», por oposição à «geração do ruído», que o precedeu. Deixou mais de uma dezena de livros sobre a história naval portuguesa e especializou-se em temas relacionados com a Marinha."
(fonte: ecosferaportuguesa.blogspot.pt)
                                            ..............
"Quarenta e seis anos de vida jornalística, activa e intensa, levaram-me a correr o Mundo - por mar, por terra e pelos ares - a conviver com muita gente de projecção política e social, literária e militar; a ter vivido grandes acontecimentos ou simples episódios, embora tocados pela varinha mágica do sentimento humano; a ter observado factos e auscultado opiniões e comentários que ficaram - muitos deles -  registados apenas na discreção de muitos apontamentos pessoais, cuja publicação séria, durante muitos anos, certamente cedo para fazer.
Além disso, especialmente nas duas primeiras décadas da minha carreira, competiu-me em larga medida, a reportagem de acontecimentos políticos ou militares, actividade que me tinha quase sempre «na rua» em contacto directo com as coisas e as pessoas."
(excerto do prefácio, Palavras de abertura)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Pequeno restauro na parte inferior da lombada.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário