13 fevereiro, 2016

MATOS, José Alberto da Costa - O COLÉGIO MILITAR NA TOPONÍMIA PORTUGUESA. [Prefácio: General António dos Santos Ramalho Eanes]. [Lisboa], Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar, 2009. In-fólio (30cm) de 316, [4] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Curiosa e muito interessante monografia toponímica sobre personalidades que passaram pelo Colégio Militar.
"Sempre me tenho interrogado acerca das personagens que, nas várias localidades portuguesas, emprestaram o seu nome às ruas, praças, avenidas, largos ou travessas por onde transitamos. Quem seriam? O que teria justificado a sua escolha?
Alguns deles - não muitos - serão conhecidos de uma boa parte dos portugueses mas, sobre os restantes - que são a maioria - pouco ou nada se conhece, não obstante proferirmos amiudadamente o seu nome, ainda que associando-o apenas a uma artéria urbana por onde nos movimentamos ou aonde temos que tratar de determinado assunto ou realizar uma qualquer compra.
É verdade que a generalidade dos responsáveis locais nem sempre cuida de fazer constar na placa toponímica a informação mínima capaz de satisfazer a curiosidade dos passantes, mas também não é menos verdade que estes,, em regra, também não se mostram particularmente interessados em resolver essa curiosidade, apesar de terem a "internet" ao alcance do dedo. [...]
Durante quase quatro anos de trabalho manuseei e li milhares de documentos, alguns dos quais me causaram uma indelével impressão, especialmente os que haviam sido manuscritos com a belíssima e inconfundível caligrafia do marechal Teixeira Rebelo, a quem se deve a criação do Colégio. [...]
Foi precisamente durante essa peregrinação pela pesquisa documental que "esbarrei" com um extraordinário trabalho de compilação biográfica de antigos alunos do Colégio Militar, realizado ao longo de dez anos por um ex-"Menino da Luz" que é quase desconhecido.
Refiro-me ao Dr. José Godinho Gama Barata que foi admitido como colegial em 1921, sendo-lhe então atribuído o n.º 121. [...]
Foi o trabalho iniciado por Gama Barata que incentivou a elaboração do presente livro. Nele se relacionam todas as localidades portuguesas onde existem artérias com o topônimo "Colégio Militar", "Marechal Teixeira Rebelo", seu fundador, ou com o nome de qualquer antigo aluno, o que implicou a realização de um levantamento de âmbito nacional, nem sempre fácil, para o qual houve que contar com a colaboração de algumas autarquias e, fundamentalmente, dos CTT.
De cada um desses antigos alunos foi elaborada uma breve biografia contendo os elementos essenciais susceptíveis de justificar os respectivos topônimos, mas também satisfazer a curiosidade dos interessados. Acompanham-nas o retrato do biografado, as localidades em cuja toponímia foi referenciado o seu nome e, sempre que possível, imagens referentes à sua actividade."
(excerto da introdução)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário