27 fevereiro, 2016

SALAZAR, António de Oliveira - [DISCURSO NA ÚLTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DA PRIMEIRA LEGISLATURA DA ASSEMBLEIA NACIONAL, A 28 DE ABRIL DE 1938]. [S.l.], [s.n.], [1938]. In-4.º (25,5cm) de 13 p. ; B.
1.ª edição.
Encerramento da I Legislatura da Assembleia Nacional eleita segundo a Constituição de 1933. O Presidente do Conselho discursa sobre "Realizações de política interna - Problemas de política externa".
Raro discurso de Salazar, impresso sem capas, substituído para o efeito por simples guardas com as faces em branco, sendo o opúsculo impresso logo a partir do verso da guarda inicial, terminando na guarda posterior. O registo da BNP confirma a singeleza da edição.
"Realiza hoje a Assembleia Nacional a última sessão ordinária da primeira legislatura, e com ela finda, salvo o caso de alguma convocação extraordinária, a competência dos primeiros eleitos nos termos da Constituição de 1933. Para ser mais nítido o corte com o passado, mantive-me durante os quatro anos de vida desta Câmara sempre ausente embora nunca desinteressado da sua actividade; mas, ao findar êste ciclo de trabalhos, e em vésperas portanto de nova consulta eleitoral, não me sofreu o ânimo que não viesse vincar com a minha presença a solidariedade dos dois órgãos da soberania e congratular-me com a Câmara pelos resultados obtidos, ao mesmo tempo que agradeço - e sinceramente o faço - a sua patriótica e valiosa colaboração. [...]
Termina êste primeiro período experimental quando acaba também de fazer dez anos desde que a mim mesmo começou a caber-me parte maior ou menor de responsabilidade no govêrno dêste País e na direcção de uma obra a princípio de verdadeira salvação pública e depois felizmente de engrandecimento nacional: só um sentimento de modéstia que pelo seu exagêro poderia ser considerada vaidade me levaria a esquecer ou a fingir esquecer um facto a que aliás se quis dar por várias formas relêvo excepcional."
(excerto do discurso)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Com mancha de humidade à cabeça, transversal a toda a obra.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário