06 janeiro, 2016

RÉS, Joaquim Ferreira - O GADO CAVALLAR EM PORTUGAL. Por... Medico-veterinario. Lisboa, Administração do Portugal Agricola, 1898. In-8.º (17,5cm) de [4], 147, [5] p. Bibliotheca do Portugal Agricola
1.ª edição.
Interessante monografia sobre o Cavalo em Portugal.
"É nos tempos geologicos, nos fins da epoca terciaria, que foram encontrados os primeiros antepassados do cavallo. O solipede mais antigo, approximando-se verdadeiramente do cavallo, é, na Europa, o equus stenonis do plioceno medio; mas n'outras regiões, sobretudo na India, houve outros equideos pertencentes a differentes especies, consideradas por Grandy como passagens entre o hipparion e o cavallo."
(excerto do Cap. I, O cavallo considerado em geral: - Antiguidade geologica)
                                    ..........................
"Merece-nos agora especial menção a coudelaria d'Alter, por ter sido a primeira e ultima, até hoje, onde se alcançou crear e firmar a unica raça cavallar do paiz, fixa, selecta e distincta, cujos echos de fama chegam até nós nuns tremulos de cruciante saudade, e, diremos mesmo, onde se fabricou a materia prima a empregar na reconstituição d'essa miscellanea hippica, que ora para ahi se recria. Os productos da coudelaria d'Alter chegaram a ser considerados os mais fieis representantes da raça antiga do alfarás peninsular de ascendencia oriental."
(excerto do Cap. II, Coudelaria Real d'Alter do Chão)
Matérias:
I. O cavallo considerado em geral:
- Antiguidade geologica. - Classificação zoologica. - Origem, segundo a lenda arabe. - Sentimentos de rancor, d'affeição, de brio, de enthusiasmo.
II. Resumo historico da producção cavallar portugueza desde a fundação da monarchia até ao presente.
- Coudelaria real de Alter do Chão. - Estado actual da producção hippica do paiz. - Meios actualmente empregados para melhorar a producção cavallar, e pricipaes fins a que visam.
III. Cavallo inglez puro sangue:
- Origens e caracteres physicos. - Boas qualidades. - Defeitos. - Influencia como agente melhorador do gado cavallar portuguez.
IV. Cavallo arabe puro sangue:
- Origem. - Caracteres morphologicos. - Boas qualidades. - Defeitos. - Importancia como elemento melhorador da gado cavallar portuguez.
V. Confronto dos dois typos cavallares, inglez e arabe, considerados como sementaes melhoradores da producção equina portugueza.
VI. Conclusão.
Exemplar em desencadernado bom estado de conservação. Sem capas. Assinatura de posse nas f. rosto e anterrosto.
Raro.
A BNP possui apenas um exemplar registado na sua base de dados.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário