12 janeiro, 2016

FIGUEIREDO, Fidelino de – O PENSAMENTO POLITICO DO EXERCITO. Lisboa, Emprêsa Literária Fluminense, L.da, 1926. In-8.º (18,5cm) de 50, [2] p. ; B.
1.ª edição.
"A dez de Junho de 1926, Fidelino de Figueiredo mandava para o prelo «O Pensamento Político do Exército», em que, depois de fazer uma breve síntese das criações, cisões e recomposições partidárias da I República, exortava a Força Armada a não se remeter ao papel de sustentáculo dos partidos republicanos adversários dos Democráticos herdeiros de Afonso Costa."
............................
“Nos dia 28 e 29 de maio sete divisões do exercito, á voz de Gomes da Costa, se levantaram num brado uníssono contra os partidos políticos e contra o parlamento, aquelles os obreiros, este o laboratório das nossas misérias. Breve se lhes juntou a divisão de Lisboa, cujos quadros foram sempre escrupulosamente escolhidos pelos governos, e logo se lhes submetteu a guarda republicana – que uma vez mais mostrou a inefficacia das guardas pretorianas ante um unanime clamôr nacional, ante o próprio movimento da historia.”
(excerto do Cap. I, O movimento militar de maio)
Matérias:
Prefácio. I – O movimento militar de maio. II – O mapa politico português. III – A decadência do parlamentarismo. IV – O nacionalismo contemporaneo.
V – Da necessidade de uma dictadura nacional.
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação. Capas apresentam pequenos picos de acidez. 
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário