26 janeiro, 2016

HAMON, Augustin - A CONFERENCIA DA PAZ E A SUA OBRA - O que ela foi e o que devia ser - Por... Trad. de Adolfo Lima e Bem-Adam (Do original francês, inedito em livro). Lisboa, Guimarães & C.ª - Editores, 1919. In-8.º (20,5cm) de VIII, 189, [3] p. ; B.
1.ª edição portuguesa.
Estudo sobre a Conferência de Paz de Paris, o tratado daí resultante (Versalhes) e a Liga das Nações.
Exemplar que pertenceu a José Carlos da Maia - herói da República assassinado em 1921, na madrugada de 19 de Outubro, durante o episódio que ficou conhecido como "Noite Sangrenta" -, cuja assinatura de posse é visível na f. rosto.
"A Conferencia da Paz e o respectivo Tratado são um acontecimento social da máxima grandeza. A «Liga das Nações», ainda mesmo que, na hipótese mais pessimista, seja sofismada, adulterada, anulada pelos cérebros tacanhos dos politicantes profissionais e pelo estrabismo da diplomacia secreta, - ela marca, comtudo, e ficará assinalada como um sintoma dos tempos, como constituindo a tentativa dum grande progresso, dum dos maiores avanços que a historia regista na senda da civilização da humanidade.
Em Portugal, onde a consciencia social, quer local, quer nacional e, muito menos, mundial, é nula ou quasi nula, o presente livro, que por contratempos varios, entre os quais avulta a greve tipografica, só agora é dado a público, tem toda a utilidade, porquanto terá a vantagem de fazer despertar o interesse por um dos problemas mais importantes para a vida dos povos, para a vida das gerações futuras.
Entre nós, ainda não se fez, que nós saibamos, um estudo sério sôbre a Conferencia da Paz e o respectivo Tratado; ainda não se publicou nada digno de se ler, nem ainda se anunciou, sequer uma conferencia em que um estudioso honesto e inteligente expusesse pensamentos e ideias acêrca de tão momentoso assunto."
(excerto do prefácio dos tradutores, Ao leitor)
Matérias:
I. O regulamento. II. A situação respectiva das delegações. III. As questões orientais - Russia, Polonia, etc. IV. A Liga das Nações. V. Um relance sôbre a situação geral (12 de Março de 1919). VI. A questão russa e as questões do leste central. VII. As questões territoriais. VIII. A questão da Alemanha. IX. A questão jugo-eslava. - As questões grega e turca. X. A questão belga: 1 - O ponto de vista economico. 2 - O ponto de vista politico. 3- O ponto de vista psicologico. XI. A questão das indemnizações. XII. Responsabilidade dos autores da guerra mundial. XIII. O tratado de paz com a Alemanha. XIV. A obra da Conferencia da Paz.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário