23 janeiro, 2016

DEUSDADO, Dr. Ferreira - TRAZ-OS-MONTES. Historia : Etnografia : Riquezas regionais : Industrias domesticas. [S.l.], Publicação de A Voz, 1930. In-8.º (17cm) de 43, [1] p. ; mto il.
1.ª edição.
Muito ilustrada com desenhos e fotogravuras nas páginas do texto.
Rara e curiosa monografia sobre Trás-os-Montes.
"Traz-os-Montes não pode, nem deve, desinteressar-se do movimento regionalista que por toda a parte se vem desenvolvendo. Tem que acompanhar a corrente. Tem que mostrar que vive e que quere progredir.
Dentro da provincia, os municipios e os chefes dos respectivos distritos de Bragança e Vila Real, vão desenvolvendo a sua acção, o melhor que podem, e algo teem conseguido para as suas regiões."
(excerto da introdução)
Domingos Augusto de Miranda Ferreira Deusdado (1890-1962). “Advogado, escritor e regionalista. Órfão de pais, foi acolhido e educado como filho pelo tio, Manuel António Ferreira Deusdado, que exerceu grande influência na sua personalidade e no seu pensamento. Alferes miliciano durante a I Grande Guerra, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e inscreveu se como advogado (1919). Produziu, desde então, considerável número de opúsculos, em que expõe alguns dos processos judiciais em que tomou parte. Distinguido com várias condecorações, foi sócio do Instituto de Arqueologia. Obras principais:: Nuno Álvares, símbolo das três virtudes: Fé, Esperança e Caridade Lx., 1929; Trás os Montes. Lx., 1930; O Ideal da Mulher Moderna. Lx., 1934; Regionalismo e Patriotismo. Lx., 1934; Acção das Casas Regionais. Leiria, 1948; Marechal Carmona Transmontano. Lx., 1951; No Exercício da Advocacia. Coimbra, 1961.”
(fonte: www.dodouropress.pt)
Exemplar desencadernado em bom estado de conservação. Páginas amarelecidas por acção do tempo. 
Raro.
Com interesse regional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário