17 janeiro, 2025

TRIGUEIROS, Luiz -
O ROUXINOL DOS ALAMOS : novella minhota
. Lisboa, Livraria Central de Gomes de Carvalho, editor, 1908. In-8.º (19x11,5 cm) de 167, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso romance campestre cuja acção decorre no Minho.
"Abafava-se na matta. Nem a mais leve aragem agitava a ramaria dos pinheiros. Ao longe, o sino de S. Torquato vibrou compassadamente onze horas. Depois tudo voltou ao silencio anterior. O sol entornava sobre a paisagem a sua cornucopia de oiro e a essa caricia faiscavam as corôas de areia lá em baixo, no rio, aonde a maré vasava lentamente. O Bartholomeu ergueu-se vagaroso, aborrecido, e propoz aos outros caçadores, aqui e acolá estendidos á sombra:
- Vamos nós para casa? Tenho lá um vinho branco que substitue, com vantagem, a melhor Pilsener!...
Levantaram-se todos. Tiveram certa difficuldade em juntar os cães que de lingua pendente, offegantes, mal dispostos estavam para correr sobre a restéva dos milharaes na pista das ligeiras codornizes, ou a romper decididos os mattos espessos em busca dos coelhos. [...]
Poz-se a caminho o grupo, attento ás fececias do padre Alves, que de carabina ao hombro, o chapeu de grande abas cahido para os olhos, um sorriso franco a pairar nos labios descorados, ia contando, com grande prodigalidade de pormenores, façanhas notaveis em partidas de caça.
- Certa manhã, estava eu com os meus dois perdigueiros na devesa de Leiras...
E logo desfiava a historia a historia complicada d'essa caçada celebre. Os cães andavam no rastro, preoccupados, sem descanço, as ventas fumegantes varrendo a herva fresca... Foi então que elle, do sitio aonde agachado vigiava o trabalho dos perdigueiros, julgou sentir para a esquerda qualquer cousa a esvoaçar entre as arvores!...
Esquecido já dos cães, que se adeantavam na pista, avançou cauteloso, e...
- Pim, pim! fez o padre, simulando uma dupla descarga da sua famosa carabina; e para os companheiros que haviam estacado interessados na narrativa:
- Tinha dado em terra com um milhafre! [...]
A meio da descripção haviam chegado á pequena porta do pomar da Casa dos Alamos. Entraram todos na propriedade, sequiosos, maçados; e logo, sem ir mais longe, acampando sob o grande pavilhão revestido de murta que marcava o centro do jardim, o grupo deliberou ficar ali mesmo emquanto o Bartholomeu se dirigia apressado á vivenda a pedir as chaves da adega."
(Excerto do Cap. I)
"Completavam-se na Paschoa dez annos desde que o Bartholomeu abandonara a vida facil de prazeres desregrados que levava em Lisboa, para vir pedir á velha tia Germana irmã unica de seu pae, uma temporaria hospitalidade.
A boa senhora, cuja existencia decorria traquilla n'um velho solar minhoto ha muito que defendia o seu cofre dos violentos saques do seu unico sobrinho; por isso recebeu de braços abertos o transviado moço, alimentando todavia ácerca dos seus designios, uma duvida cruel no coração amantissimo.
Mal reconhecia porém no pallido mancebo de fundas olheiras e aspecto abatido, a forte vergontea do varonil ramo dos Sottos da Cunha que na sua familia se haviam distinguido sempre pela força e pela graciosa destreza, entre os fidalgos que enxameavam buliçosamente nos salões mais concorridos dos principaes solares de Entre Minho e Douro."
(Excerto do Cap. II)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa vincada no canto superior direito.
Raro.
35€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário