04 janeiro, 2025

COELHO, F. Adolpho -
REFORMA DO ENSINO PUBLICO. Proposta do socio... Approvada Em Sessão de 6 de fevereiro de 1893. Sociedade de Geographia de Lisboa. Lisboa, Typ. do «Commercio de Portugal», 1894. In-4.º (25x18 cm) de 12, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante subsídio para história da instrução pública em Portugal.
"Em 1890 apresentou o signatario d'estas linhas á nossa Sociedade o programma de um inquerito ao estado hodierno physico, moral, intellectual e artistico do povo portuguez, no qual devia ser dado logar importante á instrucção publica. [...]
O projecto de reforma poderá constar de duas partes:
I - Bases da reforma em articulado;
II - Discussões e documentos justificativos d'essas bases.
[...]
Não desconhece o signatario as difficuldades graves da empreza que se propõe iniciar; não se lisonjeia com a ideia de que realisada ella, embora nas melhores condições, venha a inffluir immediatamente na organisação escolar."
(Excerto de I - Proposta do socio F. Adolpho Coelho)
Índice:
I - Proposta do socio F. Adolpho Coelho | Proposta [4 Artigos] | II - Bases geraes de uma reforma do ensino publico portuguez. [Fundação de uma universidade em Lisboa, que compreenderá as seguintes faculdades: I - Faculdade de mathematica e sciencias da natureza (Escola polytechcnica); II - Faculdade de medicina (Escola medico-cirurgica); III - Faculdade de sciencias mentaes e historicas (Curso superior de lettras); IV - Faculdade de sciencias administrativas (incluindo a administração colonial).].
Francisco Adolfo Coelho (1847-1919). "Membro destacado da chamada Geração de 70, Francisco Adolfo Coelho nasceu em Coimbra, em 1847, e morreu em Carcavelos, em 1919. Autor de A Língua Portuguesa, obra de 1868, onde procedeu ao estudo comparativo das línguas românicas, foi também filólogo, pedagogo, etnógrafo, historiador, crítico literário e introdutor dos estudos de Filologia Comparada em Portugal, cadeira que lecionou no Curso Superior de Letras desde 1878. Em 1871, participou nas Conferências Democráticas do Casino, proferindo a última conferência, "O ensino" (texto que viria a ser publicado em 1872 sob o título A questão do ensino), onde propôs uma reforma do ensino baseada na separação do Estado e da Igreja e no princípio da liberdade de consciência; estes pressupostos viriam a fazer escândalo entre os jornais conservadores da época. Para além de uma vasta bibliografia relacionada com as áreas da Filologia e da História da Língua, em que foi especialista, publicou de 1873 a 1875 a revista Bibliografia Crítica de História e Literatura, onde apreciava a produção intelectual portuguesa e estrangeira nos mais diversos domínios. Colaborou igualmente em periódicos como O Cenáculo e O Positivismo."
(Fonte: https://www.portoeditora.pt/autor/adolfo-coelho/9209)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Com interesse histórico.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário