22 janeiro, 2025

DOYLE, Arthur Conan -
A PERSPECTIVA DA GUERRA. Por... Londres: Eyre & Spottiswoode, Limited, 1915. In-8.º (18x13,5 cm) de 19, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Visão da Guerra Mundial pelo consagrado escritor inglês, "pai" do conhecido detective Sherlock Horlmes, Sir Arthur Conan Doyle, que faz o balanço da disputa até então.
Trata-se de uma abordagem realista do conflito, não deixando de focar a o momento em que, pela primeira vez, se estabeleceram as trincheiras como táctica de guerra, incluindo ainda no seu "roteiro" bélico locais que mais tarde viriam a ser ocupados pelas forças portuguesas do C.E.P.
Obra rara, histórica, com interesse para a bibliografia WW1.
"No lado militar da nossa campanha em França e Flandres tem se dado grandes acontecimentos tão cerca de nós, confundindo-nos as suas successivas commoções, que se torna preciso cultivar um certo desprendimento mental para se lhes calcular a proporção e mutua relação para com os valores permanentes da historia. Pelo que diz respeito á campanha britannica o seguinte summario deve estar correcto no seu conjuncto. A campanha começou por derrotas (honrosas e inevitaveis mas não menos derrotas por isso) em Mons (23 de Agosto) e Le Cateau (26 de Agosto). Seguiu-se lhe a victoria do Marne (Setembro 6-11) em que as honras couberam aos nossos aliados francezes, e a batalha empatada do Aisne (13 de Setembro) na qual pela primeira vez se formaram linhas immoveis, confissão de desastre por parte dos invasores. [...]
A campanha de 1915 começou por uma victoria britannica bem cara em Neuve Chapelle, em 10 de Março envolvendo a captura permanente de aldêa. Seguiu-se alli o combate local, mas intenso, da collina 60 que terminou por uma completa victoria britannica, se bem que a guarnição foi depois forçada a retirar-se em 5 de Maio, devido ao emprego dos gazes venenosos."
(Excerto de A Nossa Campanha no Oeste)
Índice:
A Perspectiva da Guerra - "A velha Britannia ainda tem o espirito lucido para planear e o braço robusto para ferir." | O Que Nós Temos Conseguido | Valor da Expedição de Dardanellos | A Nossa Campanha no Oeste | Desempenhámos o Nosso Papel | Pessimismo Despropositado.
Exemplar em brochura, bem conservado. Cadernos soltos da capa. Selo de biblioteca na lombada.
Assinatura de posse - na capa e f. rosto - e ex-libris colado no verso da capa de José Coelho (1877-1977), ilustre escritor, professor e arqueólogo viseense.
Raro.
Peça de colecção.
35€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário