11 março, 2023

ANTUNES, João - O HIPNOTISMO E A SUGESTÃO.
"A hipnologia artificial". (Historia a critica, teorias e processos da Hipnologia Artificial). 3.ª edição. Lisboa, Livraria Classica Editora de A.M. Teixeira & C.ª (Filhos), 1924. In-8.º (19 cm) de 88 p. ; B. Colecção "Psicologia Experimental" - II
Importante ensaio sobre hipnologia de um autor consagrado na matéria - o Dr. João Antunes.
"Muitos dos modernos tratadistas da Hipnologia Artificial vincam as suas obras dum personalismo intransigente.
Debalde o fazem. As práticas hipnoticas ressentem-se indelevelmente, pelo menos da psicologia do operador e do paciente. Muito acidentalmente prescindimos desse impressionismo dando ao presente tratado o cunho de um estudo sintetico dos processos dos principais operadores.
Desta sorte «A Hipnologia Artificial» é uma sintese documental.
O experimentalismo hipno-magnetico transpoz, de algum modo, o ambito das sociedades sabias. É pois azado o ensejo de, mais uma vez, em fórma rigorosamente scientifica e clara, concretizar os ensinamentos de mestres de renome mundial.
Quando outro resultado prático não brotasse do conhecimento desta sciencia, sobrelevava a tudo, o facto de, conhecendo-se-lhe os perigos, facilmente se evitarem."
(Excerto do preâmbulo)
Indice:
Através da Historia. | O sono hipnotico  a sua produção. | O hipnotismo e a critica.
João Antunes (1885-1956). Advogado, professor, escritor e ocultista e espírita português, natural de Lisboa. “Escreveu com rara inteligência, um conjunto apreciável de artigos (em revistas) e livros, sobre "conhecimentos que pela sua natureza se não devem vulgarizar". Trata-se, evidentemente, de temas ligados ao ocultismo (na sua versão primitiva, via Papus), cabalismo, esoterismo, teosofia, martinismo, teurgia, templarismo, maçonaria, carbonarismo, etc. Mas foi, particularmente, um grande mentor do pensamento teosófico, quando este estava ainda (por cá) no seu começo, tendo sido um dos fundadores (e primeiro presidente: até 1924?) da Sociedade de Teosofia de Portugal [STP], nascida em 1921."
(Fonte: http://almocrevedaspetas.blogspot.pt)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com efeitos e pequenas falhas de papel.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário