23 agosto, 2016

MOTTA JUNIOR, José Carlos - MEMORIA HISTORICA DA VIRGEM SANTISSIMA IMMACULADA NOSSA SENHORA DO SAMEIRO. Por... Braga, Imp. Commercial, [1904]. In-8.º (22cm) de 16 p. (inc. capas) ; B.
1.ª edição.
Raro e interessante subsídio para a história do Santuário do Sameiro, publicado por ocasião do cinquentenário da Definição Dogmática da Imaculada Conceição. Inclui um poema inédito - No monte Sameiro.
Na capa: Invulgar fotogravura de época do Santuário.
"A ideia de levantar o monumento á Virgem Immaculada de Nossa Senhora da Conceição na serra do Sameiro foi iniciada pelo Padre Martinho e Padre Manoel, capellão no Bom Jesus do Monte, ao declinar do sol em passeio áquelle formoso local. [...]
Iam os dois sacerdotes de caminhada subindo a alpestre serra do Sameiro, e a sua conversação incidiu sobre o formosissimo horisonte que d'ali se alonga: eis que o Padre Martinho exclama:
Existe em Roma na Piaza de Hespagna, em frente da Propagande Fide, um monumento levantado por Pio IX em honra da Immaculada Conceição, que está colocada sobre uma magnifica columna de marmore, a estatua da Virgem. Em França, na cidade de Puy sobre a rocha Cornelia.
Não seria possivel levantar n'este local um monumento á Virgem da Immaculada Conceição?, pois seria uma empreza que muito concorreria para gloria de Deus e culto da Virgem Immaculada. Ao mesmo tempo testemunharia ás gerações vindouras a dedicação e zelo dos portuguezes pelas glorias da Virgem Immaculada Padroeira do Reino que El-Rei D. João IV mandou jurar este seu privilegio na Universidade de Coimbra."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com defeitos.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário