25 agosto, 2016

CHAVES, Luís - O AMOR PORTUGUÊS. O namôro : O casamento : A familia (estudo ethnografico). Lisboa, Livraria Clássica Editora de A. M. Teixeira, 1922. In-8.º (19cm) de 166, [6] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso estudo sobre o amor e a família. Com interesse para o cancioneiro popular português. Referências a Camilo e outros.
"Fala-se de amores, evoca-se o nacionalismo e com elle a familia.
A familia é a forma vincular da adaptação do homem ao tempo e ao espaço. Onde quer que o homem viva e aonde chegue, elle procura por tendencia natural constituir familia, e só a má fortuna, ou o mau conselho, que tudo espedaça e perverte, a pode afastar do seu ambiente e fundamento basilar, desmanchando-a na essencia instintiva e logica. [...]
A familia nacional é assim. Simples em seu viver, serena em tanta singelêsa e admiravel no pittoresco do lar, ella principia e annuncia-se sempre a cantar.
[...]
Tudo assim bello e delicado na sentida e natural expressão da familia portuguêsa, que as proprias boccas portuguêsas proclamam á eternidade, é bem digna de notar-se a lição de nacionalismo, que ellas nos fazem ouvir."
(excerto da introdução)
Matérias:
1ª Parte - O NAMORO: I - O "Derrêtte". II - Os Santos Casamenteiros. III - Simbolismo Amoroso.
2ª Parte - O CASAMENTO: I - Preliminares. II - A Noiva. III - A Casar. IV - Depois.
3ª Parte - O LAR DA FAMILIA: I - A Casa. II - Em Familia. III - Os Filhos.
Luís Rufino Lopes Chaves (1889-1965). "Nasceu em Chaves, em 9 de Maio de 1889 e faleceu em Abril de 1965. Formou-se em Matemática pela Universidade de Coimbra e também em Arqueologia e Etnologia, para além de ter frequentado as Faculdades de Direito e de Letras. Foi professor do ensino secundário e particular, e também leccionou a oitava Cadeira (História de Arte e Iluminura). Ficou conhecido, principalmente, como etnólogo, graças à quantidade de artigos em jornais e revistas e também aos livros que escreveu. Foi sócio de muitas associações de grande nível cultural, quer nacionais quer estrangeiras. Colaborou em: O Arqueólogo Português, Revista Lusitana, Arqueologia e História, Trabalhos da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, Revista de Guimarães, Brotéria, Portucale, Alma Nova, Portugália, a Língua Portuguesa etc.. Publicou muitíssimos trabalhos literários, científicos e profissionais, destacando se O Amor Português : estudo etnográfico, em 1922."(fonte: www.dodouropress.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com defeitos. Vestígios de humidade nas primeiras páginas, junto ao corte inferior do livro.
Invulgar.

15€

Sem comentários:

Enviar um comentário