03 agosto, 2016

BANDEIRA, José da Silva - AUXILIAR DO CHARADISTA. Livro indispensavel para os decifradores de charadas e utilissimo para quem deseje encontrar, rapida e facilmente, termos especiaes de Armas, moedas, trajos, plantas, animaes, etc. Lisboa, Empreza da Historia de Portugal, 1906. In-8.º (22cm) de VIII, 334, [2] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Curioso manual para auxílio dos adeptos das charadas.
"Nunca o meu Auxiliar aspirou a correr mundo, porque tambem nunca me passou pela ideia publical-o.
Foi unicamente para meu uso que, em 1882 (quando se me começou a manifestar a charado-mania), principiei a compilar uma especie de calepino, sem ordem nem plano, tirado do unico diccionario que possuia e que era então o de mais voga: o de Fonseca e Roquette.
Se a principio eu considerava esse meu trabalho como essencial, cedo vim ao convencimento de que elle deixava muito a desejar, porque de anno para anno reconhecia que pouco tinha lucrado com elle, visto que a maior parte dos termos usados pelos charadistas de então não se encontravam no meu pobre calepino, que tantos mezes de trabalho me tinha custado. Mister foi começar a comprar outros diccionarios e a enriquecer o calepino com novos termos. [...]
Declaro que se hoje me déssem dois contos de réis para tornar a fazer este mesmo trabalho em dois annos, eu, que apenas vivo do pão nosso de cada dia que me dá a minha patente de capitão de infanteria, recusava abertamente tal proposta e nem em quatro annos e por quatro contos de réis eu queria fazel-o. [...]
Eu creio que o meu Auxiliar é bem util, principalmente aos principiantes e aos que possam dispôr de poucos meios para comprar livros."
(excerto da introdução, Duas palavras acerca do livro)
Encadernação editorial em tela com ferros gravados a seco e a verde na lombada e na pasta frontal.
Exemplar em bom estado de conservação. Discreto carimbo de posse nas f. rosto e de anterrosto.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário