18 julho, 2013

RODRIGUES, Lydia e WACHSMANN, José - TILL, O MAGANÃO. As engraçadas travessuras de Till numa compilação extraída da literatura alemã. Com um prefácio do Maestro Ruy Coelho. Lisboa, Livraria Popular de Francisco Franco, [1949]. In-8º (19,5cm) de 158, [2] p. ; il. ; B.
Capa e desenhos do Dr. Abel Salazar Carreira.
Ilustrado com bonitos desenhos no texto.
"Till Eulenspiegel lustige Streiche, obra musical de Richard Strauss, vulgarmente conhecida entre nós, por «Travessuras de Till». [...] Para a vulgarização desta partitura de Richard Strauss, tantas vezes tocada em concertos sinfónicos e em audições radiofónicas, estava realmente indicada a apresentação, em português, das engraçadas diabrurar de Till. Agora, depois dessa leitura, se poderá compreender melhor o espírito da partitura de Richard Strauss, partitura que formalmente é de facto um «Rondó» mas em que o texto literário, como argumento, sublinha temas, ritmos, orquestração e de um modo geral explica toda a sua construção sonora."
(excerto do prefácio)
"Till viveu no século XIV, na Alemanha. Foi um trocista incorrigível, não poupando ninguém aos golpes certeiros da sua espirituosa crítica. Contam-se como suas vítimas, artífices, estalagadeiros, comerciantes, sábios, e até eclesiásticos e príncipes.
Nunca ele dava às palavras o mesmo sentido que as outras pessoas, pois traduzia tudo à letra e de tal modo procedia que zombava de toda a gente, sobre quem recaía a troça geral.
Há na vida tanta severidade e tristeza e tão pouco que faça rir, que todos lêm com agrado as divertidas proezas de Till. Sobretudo, pode tirar-se algum proveito desta leitura, por quanto não raro é, encontrar-se mais senso nas tontices de Till que em muita sabedoria dos homens."
(excerto da introdução)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário